Resumo Trabalho

A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA): UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

ANA BEATRIZ SILVA BALBINO, EVELLYNE RIBEIRO FONSECA, MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA, EVELINE EVELYN DE LIMA ROCHA

A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E, ESPECIFICAMENTE, ANALISAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EJA PERMITE AOS IDOSOS SENTIREM-SE INCLUÍDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, CONTRIBUIRÁ COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA OCASIONANDO VISIBILIDADE PARA O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA EJA, SUGERINDO MEDIDAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO PSICOPEDAGOGO JUNTO AOS PROFESSORES COM O INTUITO DE PROMOVER A INCLUSÃO DO IDOSO EM SALA DE AULA, BEM COMO IDENTIFICANDO LACUNAS CUJO O TRABALHO DESSE PROFISSIONAL PODE CONTEMPLAR, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ESTE SEGMENTO SOCIAL. CLASSIFICA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA, BEM COMO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO QUE POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS PARTICIPANTES IDOSAS QUE TÊM ACESSO À EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DIANTE DO OBSERVADO, OBSERVOU-SE QUE O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO VOLTAM A ESTUDAR TRATA-SE DO INTERESSE POR RETOMAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR QUE ANTES FORA INTERROMPIDO, E ISSO FAZ COM QUE O PRAZER PELA APRENDIZAGEM SEJA RESGATADO. NO ENTANTO, AINDA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR LACUNAS QUANTO A INCLUSÃO DO IDOSO NA EJA, DESTACANDO O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DENTRO DESSE SISTEMA DE ENSINO. EM SUMA, A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, POIS APESAR DAS LIMITAÇÕES, OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS TORNANDO-SE POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EJA.

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