Resumo Trabalho

EFEITOS DA TERAPIA POR REALIDADE VIRTUAL NA MOBILIDADE E EQUILÍBRIO DE IDOSOS DE COMUNIDADE

TALITA ANDREA BORDINI MALAMAN e orientado por TALITA ANDREA BORDINI MALAMAN e orientado por TALITA ANDREA BORDINI MALAMAN

Introdução: A redução do equilíbrio em idosos é um dos principais fatores limitantes nesta população, podendo gerar diminuição da independência social, levando a predisposição à quedas. A fisioterapia tem se destacado em programas de exercícios voltados para a prevenção de quedas, como também no uso de tecnologia virtual para estimular o aumento de equilíbrio em idosos, reduzindo consequentemente o risco de quedas. Objetivo: Avaliar o equilíbrio e a mobilidade funcional de idosos antes e após a utilização do Xbox 360TM com o KinectTM como intervenção terapêutica ou a realização de um programa de exercícios Otago. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal, realizada em uma amostra de conveniência de 09 idosos que foram divididos de forma aleatória em dois grupos: grupo 01 com 04 idosos que realizaram treinamento utilizando o Xbox 360TM, juntamente com o KinectTM e grupo 02 com 05 idosos do qual foi aplicado o treinamento do Programa Exercício Otago, totalizando 16 terapias, duas vezes por semana. Resultados: A média pré-intervenção e pós-intervenção do FES, BESTest, MEEM mostrou que ambos os grupos tiveram melhora tanto na cognição como na estabilidade de marcha e equilíbrio dinâmico dos idosos. Conclusão: A utilização do Xbox 360TM, juntamente com o KinectTM, bem como, o programa Otago, alcançaram os objetivos propostos, atuando na melhora do equilíbrio de idosos de comunidade, podendo estes serem considerados não só como meio de reabilitação, como uma também alternativa para ganho ou manutenção das variáveis do processo de envelhecimento, atuando na melhora da qualidade de vida da população idosa.

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