Resumo Trabalho

COMPONENTE CURRICULAR ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO IDOSO: CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

JESSE ALMEIDA LEITE, JOÃO VICTOR DA SILVA RODRIGUES e orientado por CLÁUDIA FABIANE GOMES GONÇALVES e orientado por CLÁUDIA FABIANE GOMES GONÇALVES

NTRODUÇÃO: O Brasil vem passando por uma mudança em seu perfil populacional prevendo-se que aproximadamente em 2025 será o sexto país com maior quantidade de pessoas idosas. Devido às alterações epidemiológicas que o aumento da longevidade traz é necessário para o mercado de saúde ter profissionais capacitados para lidar com essa demanda. A enfermagem na assistência ao idoso atua em diversos setores dentre eles o mercado formal e informal. Em ambas as redes assistenciais o enfermeiro exerce funções direcionadas à atividade junto ao idoso, família e comunidade. O programa de monitoria no curso de enfermagem contribui para que os discentes saiam preparados para lidar com o paciente em todas as fases de sua vida dentre elas a velhice. O que é bom visto que essa é uma das áreas que atua mais próxima aos pacientes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo sobre a monitoria do componente curricular Atenção Integral a Saúde do Idoso do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação ciências e tecnologia de Pernambuco (Campus-Pesqueira), com a turma do terceiro módulo do semestre 2017.2. A monitoria é realizada três dias semanais onde o monitor trabalha com os discentes conteúdos teórico-práticos da disciplina, contribuindo para uma melhor aprendizagem dos mesmos. São vistos conteúdos como: a Política Nacional de Saúde do Idoso, Estatuto do Idoso, processo de envelhecimento no Brasil, principais patologias que acometem os idosos e seus tratamentos, vias e administração de medicamentos, Calendário vacinal do idoso, violência contra o idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Consulta de enfermagem/Caderneta do Idoso entre outros. A parte teórica é vista em sala de aula e a prática em laboratórios, onde os alunos vivenciam momentos próximos da realidade do processo de cuidar do idoso. Fazendo com que o paciente/idoso seja visto de maneira holística pelo aluno o que engrande-se sua formação. RESULTADOS: O programa de monitoria objetiva fazer com que o aluno amplie seu conhecimento teórico-prático no decorrer do curso de enfermagem, obtendo uma visão crítica sobre a disciplina. Nota-se através do diálogo durante as aulas de monitoria e avaliações práticas que os discentes sentem-se mais preparados com esse tempo extra para rever o conteúdo, visto que eles podem tirar dúvidas e ver outras questões da disciplina. O monitor participa das atividades acadêmicas junto à turma e auxilia nas possíveis duvidas e demanda relacionadas ao conteúdo, uma vez que ele já tem essa vivência e pode compartilhar em função de ajudar a turma. CONCLUSÃO: Com o aumento da população idosa no Brasil e as complicações que o avanço da idade traz, percebe-se o quanto é fundamental a monitoria do componente curricular Atenção Integral a Saúde do Idoso no curso de enfermagem, pois através dela os discentes saíram capacitados para lidar com essas alterações epidemiológicas vigentes com o aumento da longevidade, promovendo um cuidado contínuo e seguro ao paciente/idoso.

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