Resumo Trabalho

A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS EDUCATIVAS NA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE CASO

LILIANE SANTOS DOS ANJOS SILVA e orientado por AUGUSTO CÉSAR ALVES DE OLIVEIRA e orientado por AUGUSTO CÉSAR ALVES DE OLIVEIRA

Introdução: Este trabalho, trata-se de um relato de experiência acerca da realização de oficinas educativas com pessoas idosas vinculadas ao projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (UNCISATI) que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida promovendo o envelhecimento saudável. Esse projeto, é desenvolvido por discentes e facilitadores que são voluntários dotados de conhecimentos técnicos em diversas modalidades, que visa distender, ações integrativas voltadas ao público da terceira idade. As oficinas ofertadas são estratégicas, terapêuticas e divididas em diversas variantes, abrangendo áreas mentais e físicas. As atividades são escolhidas de acordo com a necessidade de inserção social e integração dos idosos, constituindo um importante instrumento de solidificação das relações de convívio e edificação do conhecimento. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência vivido na UNCISATI no período de abril a outubro do ano de 2015, por uma acadêmica do curso de enfermagem, de uma instituição de ensino superior pública em Maceió. Resultado e Discussão: Os idosos são distribuídos em oficinas, que são realizadas semanalmente sob orientação de um facilitador e de monitores, que são acadêmicos da UNCISAL e de outras instituições de ensino superior (IES). A cada semana o desenvolvimento das atividades foi cada vez mais proveitoso, despertando gradativamente o interesse dos participantes. O projeto é muito bem intencionado e de bastante relevância social, no entanto, sofre com a falta de recursos para sua manutenção, uma vez que não exige onerosidade dos participantes e não recebe incentivos pecuniários do Estado. Conclusão: Durante 6 meses com encontros diários, foram observados o comportamento e desempenho dos idosos nas oficinas ofertadas, que foram utilizadas como ferramentas importantes no papel de educação, inclusão tecnológica e integração social. Observou-se que o espaço dialógico, permitiu a interação entre os idosos, e a desmistificação de barreiras entre as faixas etárias levando a uma troca de conhecimentos e ajuda mútua. Palavras-chave: Projeto. Atividades. Idosos. Referências Bibliográficas Mendonça ET, Aires LFA. A experiência de oficinas educativas com idosos: (re)pensando práticas à luz do pensamento freireano. Rev. APS. 2013 out/dez; 16(4): 479- 484.

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