Resumo Trabalho

CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO ACERCA DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

SABRINA GABRIELLE GOMES FERNANDES, EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA, RAFAELLA SILVA DOS SANTOS, BEATRIZ SOUZA DE ALBUQUERQUE CACIQUE NEW YORK e orientado por ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL

RESUMO: A ATENÇÃO À PESSOA IDOSA EXIGE A CONCEPÇÃO DE UM NOVO MODELO DE PRÁTICAS DE SAÚDE, POIS AS ESPECIFICIDADES PRESENTES NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO REQUEREM AÇÕES MULTIDIMENSIONAIS E MULTISSETORIAIS. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO ESTEJAM APTOS PARA ATENDER AS DEMANDAS NECESSÁRIAS, POR EXEMPLO, PROMOVER UMA REDE DE SUPORTE ADEQUADA. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN SOBRE O USO DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA. MÉTODOS: TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, BASEADO EM UMA SÉRIE DE CURSOS DE CAPACITAÇÕES PROMOVIDOS PELO PRO-EVA E A PREFEITURA DE PARNAMIRIM AFIM DE IMPLANTAR A CSPI. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL PERCEBER, AO FINAL DAS CAPACITAÇÕES, QUE OS PROFISSIONAIS CONSEGUIRAM COMPREENDER A FUNÇÃO DE CADA ITEM PRESENTE NA CADERNETA DE FORMA MAIS ADEQUADA, ALÉM DISSO, ESSA ATIVIDADE PROPORCIONOU TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE CONHECER OUTRAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO PARA O RASTREIO DE FRAGILIDADE NA APS, COMO É O CASO DO PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO IDOSO VULNERÁVEL (VES-13) E ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLINICO-FUNCIONAL (IVCF-20).

Veja o artigo completo: PDF