Resumo Trabalho

RELATO DE EXPERIENCIA: PRATICA COMUNITARIA ENSINANDO É QUE SE APRENDE NA ATENÇÃO BÁSICA PROMOVENDO O USO RACIONAL DO MEDICAMENTO

EDUARDO JUNIOR DA CONCEIÇÃO, SILVANA CABRAL MAGGI e orientado por SILVANA CABRAL MAGGI e orientado por SILVANA CABRAL MAGGI

A educação em saúde é uma excelente ferramenta para propor melhoria e qualidade de vida das pessoas. Por meio das intervenções pedagógicas, é possível romper modelos educacionais convencionais e por trazer um diferencial para sala de aula e especialmente para a população que não tem acesso a informação. A atenção farmacêutica contribui para o uso racional de medicamentos, na medida que desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos este relato de experiência teve como objetivo contribuir para o uso racional de medicamentos e seu descarte prestando um intervenção pedagógica para melhorar a qualidade da atenção à saúde da população atendida na unidade de saúde Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente do curso de farmácia da universidade federal de Pernambuco sendo realizado na unidade de saúde Arnaldo marques no bairro do recife uma intervenção pedagógica pelos discentes do curso de farmácia através de panfletos e fordes ,palestras sobre o uso racional do medicamento e seu descarte finalmente através dessa experiência trouxe benefícios mútuos, os discentes consolida o que aprendeu na academia e o paciente tem a oportunidade de absorver o conhecimento prático que contribui para melhoria de sua saúde e ainda consegue perceber a importância deste profissional para a sociedade ,com ações voltadas aos pacientes, fundamentadas na filosofia da Atenção Farmacêutica, pode ser o reinício da construção da profissão farmacêutica vinculada à saúde e tendo como maior beneficiário para o paciente.

Veja o artigo completo: PDF