Resumo Trabalho

O ENSINO JURÍDICO E O EMPODERAMENTO DA PESSOA IDOSA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE – UAMA

GLAUCE SUELY JÁCOME DA SILVA, JANAÍNA LEANDRO FERREIRA, ROZEANE ALBUQUERQUE LIMA, ANA LUIZA MORAIS DE AZEVEDO

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência do ensino jurídico dirigido a idosos. Trata-se de um relato de experiência sobre a prática educacional realizada para alunos matriculados na Universidade Aberta à Maturidade - programa desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba e voltado exclusivamente a pessoas com mais de 60 anos - através da disciplina Direito e Cidadania, sendo a observação realizada no período de 29 de novembro de 2016 a 26 de abril de 2017 e contando com a participação de 80 alunos idosos. A partir das aulas, com o conhecimento adquirido acerca dos direitos, houve um processo de empoderamento, destacando-se mudanças no comportamento, relatadas pelos próprios idosos, concluindo-se que a educação jurídica é capaz de contribuir para o exercício efetivo da cidadania através da participação ativa e cobrança de direitos.

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