Resumo Trabalho

MODELAÇÃO PARA O USO DA ÁGUA DAS CHUVAS EM RESIDENCIAIS E PARQUES PÚBLICOS: UM ESTUDO APLICADO DAS CISTERNAS SUBTERRÂNEAS.

JOSÉ JOEBSON SILVA DE LIMA, MARÍLIA HENRIQUES CAVALCANTE e orientado por GIUSEPPE CAVALCANTI VASCONCELOS e orientado por GIUSEPPE CAVALCANTI VASCONCELOS

A utilização da inteligência tecnológica aliada ao manejo da água foi imprescindível para que no passado remoto as comunidades nômades pudessem represar ou obter água com facilidade, usando-a para subsistir. O uso em demasia e sem critério da água, tem causado sérios problemas para o abastecimento populacional e para irrigação brasileira, ambos de suma importância para a saúde, economia e, sobretudo soberania nacional. Um exemplo desta má utilização é o uso residencial, principalmente em edificações nas grandes cidades, com os sistemas usados para irrigar os jardins. Sendo assim, é necessário criar mecanismos de ordem natural para reger os processos que envolvem a água nestas edificações e parques públicos, como também aplicação de modelos sustentáveis para Irrigação Submersível Natural, visando usá-lo como mecanismo de gestão de recursos hídricos, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH (Lei 9.433/97).

Veja o artigo completo: PDF