Resumo Trabalho

SÍNTESE DE MEMBRANA INORGÂNICA A PARTIR DE MATERIAL ARGILOSO DE BAIXO CUSTO E APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE EFLUENTES AQUÁTICOS (CORANTE REATIVO VERMELHO BF – 4B).

MARIA EDUARDA BARBOSA ARAUJO, ANTONIELLY DOS SANTOS BARBOSA e orientado por MEIRY GLAUCIA FREIRE RODRIGUES e orientado por MEIRY GLAUCIA FREIRE RODRIGUES

Com o avanço da sociedade e um mundo cada vez mais globalizado, a civilização tende a consumir cada vez mais, o que acarreta uma maior produção de materiais industrializados.Como por exemplo, as fabricas de coloração têxtil, que por sua vez há um grande índice de poluição de corpos de água por meio de descartes de efluentes contaminados por corantes, portanto é necessário buscar novas alternativas para reduzir os impactos ambientais.O processo de separação por membranas é uma alternativa eficiente e de baixo custo, o que possibilita a utilização do mesmo para o tratamento de corpos de água contaminados. Esse trabalho tem por objetivos preparar membrana inorgânica de baixo custo utilizando argila Bofe, com temperatura de sinterização de 400º C. E avaliar em processo de separação por membrana inorgânica (PSMI) a partir de uma solução contendo corante reativo Vermelho BF-4B.

Veja o artigo completo: PDF