Resumo Trabalho

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTE

LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ , KARLA SAMANTHA CAVALCANTI DE MEDEIROS, CAMILA PACHECO DA SILVA

A água é de grande relevância para a manutenção da vida, e falar dela em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, como também da conservação. No entanto, alguns estudos apontam que o consumo ensoberbado pode gerar desperdício e consequentemente a falta desse recurso tão essencial em algumas regiões. Nessa situação, ao longo da história, modificações ocorreram na relação estabelecida entre homem e natureza. Na sociedade em que vivemos, a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como um bem natural disponível para a existência humana e das demais espécies. Diante disso, é necessário que a população saiba o quanto esse recurso é fundamental a vida, e o quanto ele sofre negligências próprias pelos seres humanos. Portanto, para resolver essa problemática a escola possui um importante papel. O objetivo principal deste trabalho é externar a preocupação com o planeta em relação à água, o consumo exagerado da mesma, bem como a parte que é direcionada a uma educação mais consciente sobre todos esses recursos e sua importância para a humanidade. A referente pesquisa aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano. O trabalho foi realizado na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental II, totalizando 28 alunos. Ocorreu durante as aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II com o direcionamento do professor de ciências da escola, através da aplicação de questionário com total de três questões (duas objetivas e uma discursiva). No primeiro quesito do questionário referente a visão dos alunos em relação ao grau de importância da água para o ser humano, a maioria deles indicaram que a água é um recurso de grande relevância para o ser humano.No quesito dois, os alunos opinaram quais eram as principais causas do grande consumo de água, 52% deles elegeram o desperdício como principal causa. E na última questão, mas não menos importante, os alunos puderam dar sugestões para o combate do desperdício de água na sua própria residência. Portanto, pode-se concluir que os alunos ao exporem suas opiniões em relação à preservação da água, relataram que existem meios para que essa conservação se realize de maneira satisfatória, exemplificando como esse processo pode acontecer através de ações educativas. Diante disso, é importante que cada indivíduo faça a sua parte e que essa temática seja um ponto de discussão em sala de aula a fim de formar alunos conscientes dentro da sociedade.

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