Resumo Trabalho

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS E O IMPACTO DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO NOS PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DA CAATINGA NO SEMIÁRIDO.

RAFAEL ARAÚJO DA SILVA, ISMAEL GUIDSON FARIAS DE FREITAS, HELIOFÁBIO BARROS GOMES, FABRICIO DANIEL DOS SANTOS SILVA e orientado por ROSIBERTO SALUSTIANO e orientado por ROSIBERTO SALUSTIANO

A água é um elemento cada vez mais procurado, no entanto está cada vez mais raro de ser encontrado na região do semiárido brasileiro, pois o semiárido tem convivido nos últimos anos com a seca vinculada ao baixo índice pluviométrico na região e chuvas muito espaçadas, acarretando em processos de desertificação decorrentes da baixa quantidade de armazenamento de água no solo. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto do Balanço Hídrico Climatológico nos processos de desertificação em Serra Talhada - PE. Calculados através de planilhas eletrônicas no Excel 2016 com a inserção de dados meteorológicas advindos da Estação 350 ( em Serra Talhada - PE) do Banco de Dados Meteorológicos Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) entre os anos de 2009 e 2016. A temperatura e a precipitação foram analisadas de forma estatística pelo resumo dos 5 número : Mínimos, Quartis Q1, Q2 (Mediana) e Q3 e Máximos para correlação com o agregado da precipitação anual e a temperatura média local. O balanço hídrico climatológico (BHC) é um importante parâmetro para calcular e computar as entradas por meio da precipitação e e as saídas de água decorrentes da evapotranspiração em correlação com a capacidade disponível de água (CAD) que leva em consideração o tipo de solo: arenoso, argiloso ou médio; e da cultura obtendo valores de déficit ou excedente hídrico. As formas de representações mais utilizadas do BHC são na escala mensal e anual decorrente de variáveis meteorológicas. Neste trabalho a evapotranspiração foi calculada pelo método de de Penman-Monteith (1991) e o balanço hídrico climatológico seguindo a metodologia de Thornthwaite & Matter (1955). Tendo o BHC aplicações na disponibilidade hídrica regional e na caracterização de secas.

Veja o artigo completo: PDF