Revistas

Revista SINAFRO

O I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e lusitanas (SINAFRO) será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado "Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edição do SINAFRO terá como tema "O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas", com uma agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos temáticos, atividades de campo e culturais.

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Revista CONQUEER

A CONFER√äNCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER - ConQueer, pretende explorar as v√°rias dimens√Ķes que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din√Ęmica das rela√ß√Ķes sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad√™mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira√ß√£o te√≥rico-metodol√≥gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa√ß√£o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l√©sbicos, gays, trans e queer. As reflex√Ķes que se pretende desenvolver ser√£o extremamente relevantes porque s√£o sintom√°ticas de mudan√ßas importantes no campo acad√™mico, traduzem a transforma√ß√£o na agenda de pesquisa em v√°rios campos do saber onde se situam os autores e os novos caminhos de natureza metodol√≥gica, percept√≠veis no modo de construir perguntas e de reunir evid√™ncias emp√≠ricas. S√£o considera√ß√Ķes que deixam entrever a exist√™ncia de outras maneiras de apreender a realidade que se transforma todos os dias.

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Revista SINPROVS

O Simp√≥sio Nacional de Estudos para a Produ√ß√£o Vegetal no Semi√°rido (SINPROVS) tem como miss√£o contribuir com a difus√£o do conhecimento cient√≠fico, tecnol√≥gico e fortalecer a produ√ß√£o vegetal em regi√Ķes semi√°ridas. √Č percept√≠vel o interesse da comunidade acad√™mica pela proposta e o potencial que esse evento tem em maximizar as discuss√Ķes e o norteamento das a√ß√Ķes de pesquisa para o desenvolvimento sustent√°vel do semi√°rido brasileiro. Atrav√©s da rec√©m criada Sociedade Cient√≠fica do Semi√°rido Brasileiro (SCSB), o SINPROVS migrar√° para a cidade de Campina Grande, motivado pelo p√ļblico representativo da Para√≠ba no II SINPROVS e aproveitando todo o potencial do evento para difundir a iniciativa da SCSB. O III SINPROVS ser√° realizado no m√™s de maio de 2018 atrav√©s de uma a√ß√£o integrada de pesquisadores da UEPB, UFCG, UFERSA, UFRN, UFRPE e INSA. A proposta m√°ter do III SINPROVS ser√° nuclear pesquisadores e agregar o poder p√ļblico, t√©cnicos, agricultores, estudantes, a fim de propor momentos de debates sobre os avan√ßos cient√≠ficos e tecnol√≥gicos voltados a sustentabilidade da agricultura no Semi√°rido.

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E-book SENACORPUS

Propiciar um espa√ßo de discuss√£o sobre as rela√ß√Ķes, em grande medida problem√°ticas, entre educa√ß√£o, cultura e as sexualidades e identidades "dissidentes", sobre aqueles sujeitos que se localizam nos limites da "inteligibilidade cultural", ou seja, que sofrem san√ß√Ķes sociais (psicol√≥gicas, simb√≥licas e materiais) por constru√≠rem e apresentarem seus corpos, subjetividades e pr√°ticas para al√©m dos limites do que √© considerado normal, daquilo que √© considerado um corpo com valor

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Revista CONNED

Ao analisar os processos envolvidos no ato de aprender inevitavelmente observamos mecanismos na estrutura humana que necessitam de cuidado e zelo para que os processos ligados a aprendizagem sejam desenvolvidos de forma saud√°vel. Sendo assim, √© fundamental aliar forma√ß√£o continuada a outras ferramentas para a manuten√ß√£o dos n√≠veis de qualidade no ato de "fazer educa√ß√£o", uma vez que esta pr√°tica √© capaz de proporcionar o desenvolvimento de compet√™ncias e habilidades capazes de intervir e alterar a atua√ß√£o de cada individuo. Portanto, a√ß√Ķes de sensibiliza√ß√£o e profissionaliza√ß√£o devem ser integradas as forma√ß√Ķes dos profissionais de educa√ß√£o de modo que representem uma refer√™ncia de qualidade para a execu√ß√£o de suas atividades. Aprender sem experimentar √© invi√°vel! Por esta e outras raz√Ķes o Congresso Norte Nordeste de Educa√ß√£o torna-se uma proposta desafiadora, onde em sua base reunir√° sujeitos das diversas √°reas da educa√ß√£o com o objetivo de discutir e elaborar um documento que venha contribuir para pr√°ticas saud√°veis efetivas, visando mudan√ßa em atitudes e h√°bitos de vida.

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Revista CELL

Em sua 4¬™ edi√ß√£o, o Col√≥quio de Estudos Lingu√≠sticos e Liter√°rios (CELL) pretendeu estreitar e ampliar o di√°logo acad√™mico de docentes e alunos do c√Ęmpus da UEPB/Monteiro, assim como entre estes e pesquisadores e estudantes de outros c√Ęmpus da institui√ß√£o e de outras institui√ß√Ķes de ensino superior da regi√£o e de outros estados brasileiros, com vistas a constituir-se numa via de consolida√ß√£o do pr√≥prio curso de Letras do CCHE, criado em 2006 na regi√£o do Cariri Paraibano. O CELL tamb√©m procurou atender √† demanda pela realiza√ß√£o de eventos cient√≠fico-acad√™micos na regi√£o, que se situa fora dos centros maiores do estado da Para√≠ba, mas atende a um raio de cerca de 150 Km e cerca de 15 munic√≠pios do interior da PB e de PE. Nesta edi√ß√£o, ao CELL somou-se uma programa√ß√£o voltada para quest√Ķes ligadas ao ensino, na √°rea de Letras/Lingu√≠stica, e o evento contemplar√°, tamb√©m, o I Encontro de Forma√ß√£o de Professores em Letras do Cariri Paraibano (ENPROF), com o objetivo de promover a aproxima√ß√£o entre o Curso de Letras da UEPB/Monteiro e os professores da Educa√ß√£o B√°sica da regi√£o. Nesta publica√ß√£o re√ļnem-se textos apresentados nas sess√Ķes de comunica√ß√£o oral, assim como os textos de algumas das confer√™ncias e mesas-redondas que integraram a programa√ß√£o.

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Revista CONGREPICS

O Congresso Nacional de Pr√°ticas Integrativas e Complementares em Sa√ļde (CONGREPICS) surgiu do da expressiva participa√ß√£o de pesquisadores e alunos da ESUFRN no 1¬ļ e 2¬ļ Encontro Nordestino de PICS. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) est√° envolvida com as Pr√°ticas Integrativas e Complementares em Sa√ļde (PICS) desde 2010, quando depois de uma ampla discuss√£o interna a Escola de Sa√ļde (ESUFRN), iniciou a primeira turma do curso t√©cnico em PICS. Aliado a isso a estreita rela√ß√£o com a Secretaria Estadual de Sa√ļde do Rio Grande do Norte (SESAP) e a Secretaria Municipal de Sa√ļde de Natal (SMS), e a publica√ß√£o da Pol√≠tica Estadual de Pr√°ticas Integrativas e Complementares em Sa√ļde (PEPIC) em 2011, fortalecem as a√ß√Ķes, bem como a inser√ß√£o destas pr√°ticas no Sistema √önico de Sa√ļde e tamb√©m na rede privada. A UFRN tamb√©m possui docentes envolvidos com a pesquisa e a extens√£o envolvendo as PICS, na ESUFRN e em outros departamentos, fortalecendo o di√°logo e apresentando tais pr√°ticas √† comunidade interna e externa. Em eventos internos como a Semana de Ci√™ncia, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que configura um espa√ßo privilegiado para popularizar a ci√™ncia e oportunizar o acesso √†s informa√ß√Ķes das mais diferentes √°reas do conhecimento. Na CIENTEC sempre acontecem atividades envolvendo as PICS, reafirmando sua import√Ęncia no campo da sa√ļde, como possibilidade de preven√ß√£o e promo√ß√£o da sa√ļde. Al√©m dessa articula√ß√£o interna, pesquisadores da UFRN tamb√©m est√£o envolvidos nos eventos de Pr√°ticas Integrativas e Complementares em Sa√ļde, e dialogando com pesquisadores da UNICAMP, UNIVASF, UNIFESP, UFBA e o pr√≥prio Minist√©rio da Sa√ļde.

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Revista JOIN

O Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN) √© um evento que tem origem na Universidade de A√ßores/Portugal e √© destinado a socializa√ß√£o de pesquisas de estudantes universit√°rios (gradua√ß√£o, mestrado e doutorado) de diversas √°reas do conhecimento. Isto se coloca no sentido de ampliar espa√ßos de debates e aprofundamentos te√≥ricos e pr√°ticos acerca das licenciaturas, demais √°reas do conhecimento e da universidade enquanto lugar/tempo de ci√™ncia/investiga√ß√£o. Compreende-se o interc√Ęmbio investigativo como oportunidade √≠mpar de transforma√ß√£o social e inova√ß√£o para o ensino superior em suas tantas dimens√Ķes: cient√≠fica, cultural, social, pol√≠tica e econ√īmica. A interse√ß√£o entre as diversas √°reas do conhecimento, a partir da experi√™ncia investigativa de estudantes universit√°rios (as), se d√° pelo fazer-se do (a) pesquisador (a) enquanto sujeito que se prop√Ķe a transformar e contribuir com a sociedade em que est√° inserido. Trazer para o encontro a diversidade de √°reas do conhecimento em di√°logo com as licenciaturas implica possibilidade interdisciplinar incomum no campo da ci√™ncia e do ensino superior no Brasil. O prop√≥sito de constituir espa√ßo de intera√ß√£o entre investigadores em √Ęmbito nacional e internacional justifica-se pela necessidade inerente a fun√ß√£o social da ci√™ncia que √© a de transpor barreiras institucionais e atingir os diversos segmentos sociais no intuito de benefici√°-los com seus achados e problematiza√ß√Ķes. Neste sentido, o III JOIN sediado em sua primeira edi√ß√£o no Brasil na cidade de Fortaleza/CE com o apoio institucional do IFCE, UNILAB, UECE e UAC/Portugal, intenciona constituir campo de problematiza√ß√£o, di√°logo e socializa√ß√£o de conhecimentos cient√≠ficos e culturais, a fim de contribuir com a comunidade acad√™mica local, nacional e internacional.

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Revista ERESPP SEMI√ĀRIDO

O ENCONTRO REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE E POL√ćTICAS P√öBLICAS: Recursos H√≠dricos e Programas Sociais no Territ√≥rio do Semi√°rido (ERESPP- Semi√°rido) √© o encontro regional e de periodicidade anual promovido pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Planejamento e Din√Ęmicas Territoriais no Semi√°rido (PLANDITES), Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O ERESPP-Semi√°rido realizado na UERN, Campus de Pau dos Ferros-RN, em parceria com a CAPES e UEPB, tem por finalidade b√°sica aumentar o debate sobre a din√Ęmica da sustentabilidade h√≠drica e sua rela√ß√£o com os programas de transfer√™ncia de renda na regi√£o semi√°rida do Nordeste brasileiro. Vale ressaltar que atrav√©s do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Planejamento e din√Ęmicas Territoriais no Semi√°rido (PLANDITES), o Campus da UERN, em Pau dos Ferros-RN, busca se tornar uma refer√™ncia institucional que possa dar respostas e subs√≠dios acad√™micos, t√©cnicos e de inova√ß√£o √†s esferas governamentais e √† sociedade nos caminhos para o planejamento e o alcance do desenvolvimento territorial local sustent√°vel.

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Revista COPRECIS

O "CONGRESSO NACIONAL DE PR√ĀTICAS EDUCATIVAS" tem como objetivo congregar pesquisadores e estudantes nas √°reas de Ci√™ncias Humanas, Ci√™ncias da Sa√ļde e Ci√™ncias da Natureza para, juntos, pensarem as diversas pr√°ticas educativas que est√£o sendo desenvolvidas no Brasil e na Am√©rica Latina, tais como: processos educativos em sa√ļde popular, ensino de ci√™ncias nas escolas, ensino de ci√™ncias humanas e sociais e seus di√°logos, movimentos sociais no campo ou na cidade, g√™nero e constitui√ß√£o de sujeitos, hist√≥ria e suas interfaces com a pesquisa e o ensino, linguagens e c√≥digos, tecnologias da informa√ß√£o e sua contribui√ß√£o para a educa√ß√£o, hist√≥ria cultural e narrativas, literatura e forma√ß√£o de leitores, ci√™ncias da natureza e suas interfaces com a educa√ß√£o, dentre outros temas que fazem parte dos diversos grupos de di√°logos. Esta primeira edi√ß√£o do evento: "O VER, O FAZER, O DIZER" √© um momento para dialogarmos com as quest√Ķes voltadas para as pr√°ticas de ver e de dizer o outro, com as pr√°ticas de fazer nas √°reas do ensino, da pesquisa e da extens√£o.

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Revista ENLA«ANDO

O V Enla√ßando Sexualidades, estar√° comemorando 10 anos de exist√™ncia. Nesta edi√ß√£o nossa inten√ß√£o √© trabalhar com o tema que tem a ver diretamente com a nossa produ√ß√£o e gest√£o do conhecimento sobre sexualidades e rela√ß√Ķes de g√™nero. Em tempos sombrios precisamos criar territ√≥rios para refletirmos sobre como estamos ou iremos fazer a gest√£o do conhecimento produzido por n√≥s e por outrem no mundo do trabalho e do ativismo, onde circulamos e para al√©m da nossa circularidade. Diante do terreno √°rido e acidentado que vivenciamos somos interpelados a refletir sobre as tr√™s formas da circularidade do conhecimento, a saber: a) constru√ß√£o, b) gest√£o e c)difus√£o. Pela ‚Äúnatureza constru√≠da‚ÄĚ das sexualidades e das rela√ß√Ķes de g√™nero dever√≠amos for√ßosamente perceber esta tr√≠ade (produ√ß√£o, gest√£o e difus√£o do conhecimento) por duas vias em: a) Em rede de coaliz√£o; b) multi / inter / transdisciplinar.

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Revista CONIDIF

Na sociedade atual, de contexto massificado, os interesses coletivos ganharam grande repercuss√£o. Em alguns momentos chegam a ser mais importantes que os direitos individuais. Nesse cen√°rio, a defesa dos direitos difusos torna-se um dos grandes desafios das institui√ß√Ķes jur√≠dicas do Estado moderno. Buscando proporcionar aos profissionais, acad√™micos e aplicadores do direito uma vis√£o ampliada sobre os interesses difusos e suas repercuss√Ķes no campo social √© que o Congresso Internacional de Direitos Difusos em sua primeira edi√ß√£o se prop√Ķe a discutir as vulnerabilidades e a prote√ß√£o jur√≠dica, compreendendo a vulnerabilidade como caracter√≠stica intr√≠nseca e ao mesmo tempo como o pr√≥prio fundamento da formula√ß√£o das leis protetivas no campo dos direitos difusos.

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Revista JORNADA D&L

O Direito √© uma ci√™ncia humana e como tal n√£o pode se fechar em si mesmo, devendo se abrir a novos horizontes de reflex√£o. Para tanto, √© imprescind√≠vel travar um debate que traga a interdisciplinaridade como marca maior. A Jornada D & L surge com essa inten√ß√£o, ou seja, compreender o direito atrav√©s da literatura. O evento, que √© o primeiro a se realizar na cidade de Campina Grande-PB, se prop√Ķe a reunir especialistas na √°rea, al√©m de artistas locais e uma nova gera√ß√£o de pesquisadores que estudam aspectos dessa rica rela√ß√£o entre o Direito e a Literatura.

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Revista CONBRALE

O Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem √© uma realiza√ß√£o do Mestrado Profissional em Forma√ß√£o de Professores (UEPB), PROFLETRAS (UEPB) e Mestrado em Educa√ß√£o (UFCG). Os tr√™s cursos se prop√Ķem a discutir suas bases de pesquisa, ancoradas nas propostas de trabalhos desenvolvidas em cada linha de pesquisa que norteia cada um deles. Com o objetivo de fortalecer a produ√ß√£o, o pensamento e os produtos did√°tico-pedag√≥gicos desenvolvidos em cada curso, estende a ideia √† comunidade em geral: acad√™micos, professores da educa√ß√£o b√°sica, do ensino superior, profissionais das √°reas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e outros que se interessem pelos processos e dificuldades de ensino-aprendizagem, sobretudo na educa√ß√£o b√°sica. O terceiro mil√™nio imp√Ķe √† Educa√ß√£o B√°sica brasileira desafios que exigem de professores e professoras, gestores, coordena√ß√Ķes, supervis√Ķes, fam√≠lia, comunidade uma vis√£o compartilhada sobre as din√Ęmicas que regem os processos de ensino aprendizagem, mediados por teorias e metodologias capazes de considerar a diversidade de sujeitos, suas inten√ß√Ķes, objetivos, modos de se subjetivar pessoalmente, na fam√≠lia, em coletivo. As mudan√ßas de v√°rias ordens que alteram os modos de sentir, ver, compreender, sistematizar e transformar os conte√ļdos e saberes inclu√≠dos em curr√≠culos escolares, sobretudo quanto ao que diz respeito aos sujeitos, cidad√£o, inser√ß√£o de pessoas nas esferas sociais e culturais exigem uma profunda reflex√£o das quest√Ķes postas, dos problemas apresentados, das pessoas envolvidas, de poss√≠veis solu√ß√Ķes encontradas.

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E-book CONAGES

As revoltas estudantis desenvolvidas em vários países ocidentais, a contracultura, a luta pelos direitos civis de minorias sexuais, os movimentos revolucionários e de independência política nos países americanos, africa- nos e asiáticos e, sobretudo, as críticas do movimento feminista à estrutura patriarcal e ao sujeito universal, especialmente a partir da década de 1960, abriram caminhos ao surgimento de novos sujeitos sociais e políticos no cha- mado século sangrento e da emancipação das mulheres, como afirmou o historiador Eric Hobsbawm (1995) 1 .

Integrado no intenso debate promovido pelo movimento feminista, o conceito de g√™nero se disseminou rapidamente entre os campos de produ- √ß√£o de conhecimento na segunda metade do s√©culo XX. Esse movimento esteve inserido em um momento de altera√ß√Ķes substanciais nas Ci√™ncias que, por sua vez, n√£o estavam ausentes dos debates pol√≠ticos que envolviam o contexto de p√≥s-guerras e dos movimentos sociais emergentes em in√ļme- ras partes do mundo. Ao ponderar o sexo como um feito a esclarecer, em vez de fator, por si explicativo, o conceito de g√™nero corresponde ao prop√≥sito de colocar as diferen√ßas entre os sexos na agenda de investiga√ß√Ķes acad√™mi- cas e nas elabora√ß√Ķes de marcadores para as pol√≠ticas p√ļblicas. Esse quadro foi de extrema import√Ęncia porque possibilitou retirar o corpo do dom√≠nio exclusivo da biologia; com o conceito de g√™nero elaborado pelas feministas, o corpo sexual teve suas an√°lises tamb√©m orientadas pelas condi√ß√Ķes hist√≥- ricas e sociais de produ√ß√£o de cultura e pol√≠tica.

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E-book CONIDIH

O Congresso Internacional de Direitos Humanos firma-se como um espa√ßo de suma relev√Ęncia para o interc√Ęmbio de conhecimento, experi√™ncias e informa√ß√Ķes entre pesquisadores e estudantes, n√£o apenas do Estado da Para√≠ba, mas, de diversas Institui√ß√Ķes de Educa√ß√£o Superior do pa√≠s e inclusive, pesquisadores oriundos de tradicionais Institui√ß√Ķes de Ensino Superior europeias. Este II Congresso Internacional de Direitos Humanos - Direito √† singularidade e √†s diferen√ßas, concede continuidade √†s atividades desenvolvidas no Congresso anterior, no ano de 2014 e √† uma gama de trabalhos de investiga√ß√£o que foram sedimentados nos anos seguintes entre os pesquisadores das respectivas Universidades parceiras, os quais abarcaram temas relacionados com os Direitos Humanos, inclus√£o, diversidade e vulnerabilidade. Dessa forma, o evento contou com a participa√ß√£o de renomados docentes de universidades brasileiras e europeias, sagrando-se como ambiente para o avan√ßo nos debates sobre os Direitos Humanos, inclus√£o, coletivos vulner√°veis e os novos emblemas e dilemas em tempos de crises.

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E-book ABEH

Este E-book √© resultado do VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de G√©nero que tinha como subt√≠tulo a provoca√ß√£o "desafios e potencialidades de nos (re)inventarmos". Assumimos que se trata de uma "provoca√ß√£o" porque queremos tensionar o que vem sendo produzido como campo dos estudos gays e L√©sbicos, LGBTT ou queer, em suas diferentes articula√ß√Ķes com os conhecimentos e movimentos sociais e pol√≠ticos, entendendo que este √© um espa√ßo de disputa, de luta e de constru√ß√£o coletiva que se d√° no processo intermin√°vel de olhar para os diferentes modos de se e estar no mundo. Podemos dizer que estamos atravessando momentos de muitas mudan√ßas, conflitos, transforma√ß√Ķes, negocia√ß√Ķes e confrontos que est√£o intervindo na sociedade, na cultura, na sexualidade e nas maneiras de ver, pensar e lidar com as diversidades sexuais e de g√©nero. Tudo muito perturbador se considerarmos que muitas situa√ß√Ķes, c√≥digos, identidades e modos de ser permanecem sem mudan√ßas apesar do franco crescimento da produ√ß√£o de conhecimento que estamos atravessando. D√£o a provoca√ß√£o de acolher trabalhos que d√£o formas as subjetividades, as experi√™ncias e os atravessamentos entre produ√ß√£o de conhecimento e sujeitos.

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Revista CIEFMH

O Congresso Internacional de Educa√ß√£o F√≠sica e Motricidade Humana (CIEFMH) e o Simp√≥sio Paulista de Educa√ß√£o F√≠sica (SPEF) s√£o eventos cient√≠ficos realizados pelo Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica (DEF), Instituto de Bioci√™ncias da Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus de Rio Claro. A realiza√ß√£o sucessiva e ininterrupta destes eventos √© uma refer√™ncia na √Ārea de Educa√ß√£o F√≠sica, propiciando ampla discuss√£o de quest√Ķes interdisciplinares sobre o ser humano em movimento. O compromisso do corpo docente e discente com as atividades cient√≠fica e profissional levou o DEF a criar em 1987 o Simp√≥sio Paulista de Educa√ß√£o F√≠sica, o qual se tornou tradi√ß√£o no calend√°rio das atividades acad√™micas e profissionais do pa√≠s. Este evento construiu sua reputa√ß√£o e prest√≠gio n√£o s√≥ no estado de S√£o Paulo, mas tamb√©m nas demais regi√Ķes brasileiras e exterior. Em 1999, foi criado o Congresso Internacional de Educa√ß√£o F√≠sica e Motricidade Humana com o prop√≥sito de oferecer visibilidade e interc√Ęmbio internacional √†s atividades cient√≠ficas e profissionais da educa√ß√£o f√≠sica e √Āreas de estudo do movimento humano. Os CIEFMH e SPEF possuem regimento pr√≥prio, devidamente aprovado pelo Conselho do Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica. Ambos os eventos s√£o organizados a cada dois anos e contam com a presen√ßa de pesquisadores nacionais e internacionais, tanto profissionais como estudantes de p√≥s-gradua√ß√£o e gradua√ß√£o da √Ārea. Possuem como objetivo geral divulgar e discutir os recentes avan√ßos cient√≠ficos e/ou tecnol√≥gicos da √Ārea de educa√ß√£o f√≠sica e motricidade humana e √Āreas correlatas envolvendo a participa√ß√£o de professores universit√°rios, alunos de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o e profissionais de educa√ß√£o f√≠sica e √Āreas afins, atrav√©s de palestras, mesas redondas, encontros, e participa√ß√£o com apresenta√ß√£o em sess√Ķes de temas livres e p√īsteres.

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Revista CONGREFIP

O VI CONGRESSO DE ENFERMAGEM DAS FIP E I SIMP√ďSIO NACIONAL DE ENFERMAGEM (CONGREFIP), com realiza√ß√£o anual. O evento foi criado tendo como objetivos discutir as implica√ß√Ķes da enfermagem para o sistema de sa√ļde; Analisar a participa√ß√£o das equipes de enfermagem nos programas de sa√ļde; e Debater a forma√ß√£o profissional e atua√ß√Ķes em enfermagem. O sistema de sa√ļde brasileiro vem enfrentando as adversidades relacionadas a uma gama de situa√ß√Ķes, tais como as pol√≠ticas p√ļblicas, financiamento, forma√ß√£o de profissionais, dentre outras. A quest√£o que se coloca nesse cen√°rio s√£o as possibilidades de supera√ß√£o dos desafios apresentando os avan√ßos na qualidade do atendimento oferecido √ɬ† popula√ß√£o brasileira. O CONGREFIP √© um evento cient√≠fico que engloba atividades que possibilitam o debate entre os participantes atrav√©s de confer√™ncias, palestras, mesas redondas, apresenta√ß√£o de trabalhos, atividades culturais, dentre outras, com um amplo acesso as diversas formas de informa√ß√£o acerca da enfermagem e uma grande oportunidade de troca de experi√™ncias.

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Revista SINALGE

O SINALGE √© um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Intera√ß√£o e G√™neros Textuais/Discursivos (LITERGE), cadastrado no Diret√≥rio de Pesquisa do CNPq.¬†Criado em 2006, este Grupo de Pesquisa √© constitu√≠do por professores, pertencentes √ɬ†s √°reas de Lingu√≠stica, L√≠ngua Portuguesa e Literatura, do Curso de Letras e Artes, da Universidade Estadual da Para√≠ba, Campus I. Em 2017, na sua quarta edi√ß√£o, o SINALGE p√Ķe em discuss√£o o tema "Ensino de L√≠nguas e Forma√ß√£o Docente (perspectivas te√≥ricas, emp√≠ricas e propostas com g√™neros textuais)". A proposta √© refletir sobre relevantes quest√Ķes que embasam a forma√ß√£o de professores: estudos de e sobre l√≠nguas, lingu√≠stica, literaturas, discursos, produ√ß√Ķes e g√™neros textuais, m√≠dias e suportes, multiletramentos entre outras.√ā¬†Assim, convidamos professores pesquisadores das √°reas de Letras, Educa√ß√£o e demais licenciaturas, que se interessam por pr√°ticas de leitura, produ√ß√£o textual e forma√ß√£o docente, para compartilharmos experi√™ncias nesse espa√ßo de troca de conhecimentos. O IV SINALGE ser√° realizado nos dias 27 a 29 de abril de 2017, no Centro de Conven√ß√Ķes Raymundo Asfora, em Campina Grande/PB.

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Revista CNEH

Atualmente, existem cerca de 20 milh√Ķes de pessoas idosas no pa√≠s que, de acordo com o IBGE, representam 11% da popula√ß√£o brasileira. Nos √ļltimos anos observou-se um crescimento de pessoas com mais de 60 anos de idade, ocasionando mudan√ßas quanto √ɬ† representa√ß√£o da longevidade na sociedade. O relat√≥rio Mundial de Envelhecimento e Sa√ļde da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde, publicado em 2015, sinaliza que pela primeira vez na hist√≥ria, a maioria das pessoas pode esperar viver al√©m dos 60 anos. Ressaltou ainda que as consequ√™ncias disso para a sa√ļde, para os sistemas de sa√ļde, seus or√ßamentos e para os trabalhadores de sa√ļde ser√£o profundas. Nesta perspectiva, o Congresso Nacional de Envelhecimento Humano prop√Ķe, em parceria com os participantes, a cria√ß√£o de um espa√ßo para (re)pensar as pol√≠ticas de envelhecimento populacional, valorizando modelos diferenciados de estilo de vida, perspectivas educacionais, promo√ß√£o de sa√ļde e preven√ß√£o de doen√ßas.

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Revista CONIDIS

Refletir sobre o Semi√°rido brasileiro implica em evidenciar caracter√≠sticas de cada espa√ßo e os usos que as popula√ß√Ķes fazem dos recursos dispon√≠veis. Novas vis√Ķes de riquezas e patrim√īnio naturais podem resultar em agrega√ß√£o de valores econ√īmico, pol√≠tico, sociocultural e tecnol√≥gico, e tamb√©m em maior est√≠mulo √ɬ† pesquisa e ao conhecimento cient√≠fico da diversidade. A constru√ß√£o desses novos saberes cient√≠ficos, entrela√ßados com as experi√™ncias populares contribui para a valoriza√ß√£o do Semi√°rido, e para fortalecer sua identidade quanto √ɬ† diversidade ambiental e humana, com o olhar voltado √ɬ†s potencialidades conhecidas e aquelas ainda a ser exploradas, de forma sustent√°vel, com impactos diretos na melhoria da qualidade de vida de seus povos. H√°, portanto, a necessidade de organizar, aprofundar e sistematizar o conhecimento da regi√£o, buscando conhecer e reconhecer as suas rela√ß√Ķes e estruturas subjacentes, construindo sua imagem subjetiva, objetiva, prospectiva e projetiva, orientando as a√ß√Ķes para uma dimens√£o que permita aprender o Semi√°rido. Nessa dimens√£o a regi√£o torna-se o objeto da aprendizagem. Aprende-se a ler criticamente a regi√£o como um territ√≥rio, a vivenci√°-la e a participar de produ√ß√£o sociocultural, procurando avan√ßar sobre uma nova vis√£o integrada √ɬ†s interdepend√™ncias estabelecidas entre a cidade e o campo, intr√≠nsecas ao processo de desenvolvimento humano em seu contexto regional. Trata-se de um processo educativo, de ressignifica√ß√£o da pr√≥pria cidadania, tendo como alternativa a constitui√ß√£o e o fortalecimento de atores educacionais articulados em rede, orientados √ɬ† constru√ß√£o de uma nova realidade, ao estabelecimento de um processo de constru√ß√£o coletiva de elevados padr√Ķes de qualidade de vida. Necessita, para tanto, que governo e sociedade, irmanados nessa a√ß√£o educativa, venham a aprender no Semi√°rido, de forma proativa. Nessa dimens√£o o Semi√°rido √© visto como contexto e continente dos atores educacionais. A a√ß√£o proativa d√°-se a partir do potencial e din√Ęmica que uma articula√ß√£o de a√ß√Ķes em rede desses atores educacionais, formais e informais, interatuantes na regi√£o, visto que propiciam a sinergia entre elas, particularmente nos √āmbitos cient√≠fico e cultural. Assim, o Semi√°rido brasileiro, que em sua express√£o sociocultural-educacional estabelecida na regi√£o de forma incidental, assume o seu papel de agente condutor e transformador do processo de desenvolvimento humano, e da qualidade de vida de sua popula√ß√£o, passa a constituir-se como um ator educacional informal, levando a sociedade, o governo e os atores envolvidos a aprender com o Semi√°rido.

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E-book REDOR

A Redor - Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Rela√ß√Ķes G√™nero foi criada em setembro de 1992 com o objetivo de congregar, articular e desenvolver os estudos sobre a mulher e rela√ß√Ķes de g√™nero no Norte e Nordeste brasileiro. Agrupa mais de 30 N√ļcleos e Grupos de Estudos vinculados √† Institui√ß√Ķes de Ensino Superior e de Pesquisa das duas regi√Ķes (Norte/Nordeste). Define sua atua√ß√£o em tr√™s grandes linhas de trabalho que s√£o os Estudos e Pesquisas, a Capacita√ß√£o e Publica√ß√Ķes. Assim, apresenta como principais objetivos: incentivar a forma√ß√£o de novos grupos, n√ļcleos e programas de estudos sobre as quest√Ķes da mulher e rela√ß√Ķes de g√™nero nas institui√ß√Ķes de educa√ß√£o superior; impulsionar a produ√ß√£o te√≥rico-metodol√≥gica nas quest√Ķes de g√™nero e fomentar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas interinstitucionais, intra e inter-regionais; implementar o interc√Ęmbio de informa√ß√Ķes e conhecimentos e divulgar a produ√ß√£o cient√≠fico-acad√™mica regional; promover a capacita√ß√£o de pessoal docente e t√©cnico envolvido nos n√ļcleos e grupos de estudo; realizar semin√°rios e encontros visando a divulga√ß√£o, interc√Ęmbio de informa√ß√Ķes e aprofundamento das quest√Ķes te√≥rico-metodol√≥gicas entre os n√ļcleos e grupos da rede e demais do pa√≠s. O 19√ā¬™ Encontro da REDOR √© uma realiza√ß√£o do NEPIMG - N√ļcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e rela√ß√Ķes de G√™nero da Universidade Federal de Sergipe - discutir√° a transversaliza√ß√£o de g√™nero na produ√ß√£o do conhecimento e nas pol√≠ticas p√ļblicas, reconhecendo que a perspectiva de g√™nero e a categoria anal√≠tica g√™nero atravessam todos os campos de pr√°tica e de conhecimento, representando um caminho prof√≠cuo para a promo√ß√£o da equidade de g√™nero e a efetiva√ß√£o dos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQI.

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E-book CEDUCE

O Col√≥quio Internacional Educa√ß√£o, Cidadania e Exclus√£o visa promover um espa√ßo de car√°ter reflexivo com o suporte de estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e no exterior que possibilite produ√ß√Ķes voltadas para a melhoria da qualidade da educa√ß√£o b√°sica e superior. O evento oportuniza discuss√Ķes que valorizam as pr√°ticas de profissionais da Educa√ß√£o aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educa√ß√£o b√°sica para a produto de conhecimentos e demandas formativas. Envolve diferentes √°reas do conhecimento, sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as tem√°tica envolvidas.
A programa√ß√£o apresentada de modo a possibilitar uma ampla participa√ß√£o nas atividades (confer√™ncias, palestras, minicursos, sess√Ķes de comunica√ß√£o oral e p√īster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a tem√°tica do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a tem√°tica do evento representa o expressivo interesse para discuss√Ķes relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a pr√°tica e que estejam voltadas para os novos direcionamentos na atualidade.

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Revista CONBRACIS

O I Congresso Brasileiro de Ci√™ncias da Sa√ļde ocorrer no per√≠odo entre os dias 15 a 17 de junho de 2016 na cidade de Campina Grande - Para√≠ba e em sua primeira edi√ß√£o discutir a tem√°tica "Perspectivas e desafios do cuidado em sa√ļde humana na contemporaneidade". Ser promovido pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP), Universidade Estadual da Para√≠ba (UEPB) em parceria com a Realize Eventos Cient√≠fico & Editora.

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Revista CONAPESC

A pesquisa, o ensino e a extenso comp√Ķem o trip de forma√ß√£o acad√™mica, reconhecendo o processo de despertar o interesse para as viv√™ncias da realidade, superando e ampliando o conhecimento cient√≠fico. Observa-se que o discurso das ci√™ncias representa a pertin√™ncia das atividades em sintonia com o contexto das rela√ß√Ķes sociais, intercambiando as representa√ß√Ķes dos sujeitos. A tarefa de democratizar o conhecimento cient√≠fico, de modo que o cidad√£o possa se inteirar da forma dos avan√ßos do pensamento humano, ainda se constitui num grande desafio para a escola, apesar do incr√≠vel desenvolvimento da comunica√ß√£o. Neste momento, a comunidade acad√™mica enfrenta mais um desafio quando assume a responsabilidade de realizar um evento que envolve a divulga√ß√£o de ci√™ncia, ensino e tecnologia, inova√ß√£o e desenvolvimento sustent√°vel. Nesta perspectiva delineia-se o Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em ci√™ncias (CONAPESC), ampliando os espa√ßos de discuss√Ķes em ensino, tecnologia e sustentabilidade na sociedade contempor√Ęnea.

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Revista Workshop Internacional sobre gua no Semirido Brasileiro

O WIASB, tem como foco promover um f√≥rum para debater o fen√īmeno natural das chuvas e vislumbrar poss√≠veis solu√ß√Ķes para a problem√°tica da capta√ß√£o, armazenamento e distribui√ß√£o e suas consequ√™ncias socioambientais.

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Revista CONEDU

O CONEDU visa promover aes de carter inovador e tecnolgico incentivando a produo acadmica para a melhoria da qualidade da educao bsica e superior no Brasil. O evento oportuniza discusses que valorizam as prticas de profissionais da Educao aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educao bsica para a produo de conhecimentos e demandas formativas. O evento envolve diferentes reas do conhecimento sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as temticas envolvidas. No que se refere programao a mesma foi delineada de modo a possibilitar uma ampla participao nas atividades propostas (conferncia, palestras, minicursos, sesses de comunicao oral e pster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a temtica do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a temtica do evento representa o expressivo interesse para discusses relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a prtica e que estejam voltadas para os novos direcionamentos da ao docente.

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E-book NetEDU

A consolida√ß√£o das pesquisas em Educa√ß√£o, com suas diferentes abordagens e metodologias, tem sido acompanhada por um intenso e prof√≠cuo processo de forma√ß√£o de novos pesquisadores no campo. Dentre essas pesquisas, destacam-se aquelas cujos objetivos est√£o em trazer para o contexto acad√™mico e de forma√ß√£o de professores e pesquisadores perspectivas, representa√ß√Ķes, impress√Ķes e reflex√Ķes dos sujeitos escolares sobre sua pr√≥pria escolariza√ß√£o, sobretudo, os que t√™m sido vitimas de variados processos de exclus√£o/incluso. Neste contexto, este livro foi pensado em um formato virtual, eBook, com tr√™s temas centrais: o primeiro voltado para defini√ß√Ķes de conceitos, discuss√Ķes te√≥ricas e abordagens em pesquisa e ensino-aprendizagem. O segundo abrange aspectos metodol√≥gicos em pesquisas qualitativas. Por fim, o terceiro, e √ļltimo bloco tem√°tico, trata da incluso das vozes dos participantes como sujeitos da pesquisa. Assim, esperamos que este livro possa contribuir para ampliar o acervo do campo educacional, em especial dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e alunas da Educa√ß√£o B√°sica.

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E-book CONEDU

O CONEDU visa promover √°reas de car√°ter inovador e tecnol√≥gico incentivando a produ√ß√£o acad√™mica para a melhoria da qualidade da educa√ß√£o b√°sica e superior no Brasil. O evento oportuniza discuss√Ķes que valorizam as Pr√°ticas de profissionais da educa√ß√£o aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educa√ß√£o b√°sica para a produ√ß√£o de conhecimentos e demandas formativas. O evento envolve diferentes √°reas do conhecimento sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as tem√°ticas envolvidas. No que se refere programa√ß√£o a mesma foi delineada de modo a possibilitar uma ampla participa√ß√£o nas atividades propostas (confer√™ncia, palestras, minicursos, sess√Ķes de comunica√ß√£o oral e p√īster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a tem√°tica do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a tem√°tica do evento representa o expressivo interesse para discuss√Ķes relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a pr√°tica e que estejam voltadas para os novos direcionamentos da ao docente.

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Revista CEDUCE

O Col√≥quio Educa√ß√£o, Cidadania e Exclus√£o visa promover um espa√ßo de car√°ter reflexivo com o suporte de estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e no exterior que possibilite produ√ß√Ķes voltadas para a melhoria da qualidade da educa√ß√£o b√°sica e superior. O evento oportuniza discuss√Ķes que valorizam as pr√°ticas de profissionais da Educa√ß√£o aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educa√ß√£o b√°sica para a produ√ß√£o de conhecimentos e demandas formativas. Envolve diferentes √°reas do conhecimento, sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as tem√°ticas envolvidas.

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Revista OBEDUC

Em 2013 realizamos o I Seminário Anual de nosso Observatório da Educação, nos dias 22 e 23 de novembro, em Macei, Alagoas, conforme previsto no Projeto. Embora fosse o primeiro ano de desenvolvimento do Projeto, este Seminário teve por objetivo fomentar uma discussão entre os participantes sobre conceitos relevantes, tais como trabalho colaborativo e práticas colaborativas. Além do mais, propiciou aos integrantes se conhecerem e trocar experiências.
Neste ano de 2014 o II Semin√°rio Anual de nosso Observat√≥rio da Educa√ß√£o acontece em Campina Grande, Para√≠ba, entre 24 e 26 de novembro. O objetivo deste evento o de apresentar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos n√ļcleos UFMS, UEPB e UFAL, propiciando discuss√Ķes entre os participantes. Al√©m destes, retratar os trabalhos apresentados e discutidos em congressos locais, regionais, nacionais e internacionais durante o ano de 2014.
Est√° em planejamento, ao final do ano de 2015, a realiza√ß√£o do III Semin√°rio Anual de nosso Observat√≥rio da Educa√ß√£o em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na esperan√ßa de trocarmos e discutirmos os resultados finais de todas as pesquisas realizadas em cada n√ļcleo, de forma colaborativa, para que possamos nos organizar sobre publica√ß√Ķes aglutinadas de toda nossa produ√ß√£o, socializando assim os resultados de nosso Projeto em rede OBEDUC/CAPES.

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Revista CONEPETRO

O CONEPETRO, inédito no país pela sua abordagem em Engenharia de Petróleo, vêm para se tornar um evento de referência na área, para alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação, bem como para pesquisadores, profissionais da academia e setores empresariais

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Revista CINTEDI

O evento tem como objetivo geral oferecer aos discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais da √°rea de educa√ß√£o um espa√ßo de discuss√£o no √Ęmbito da educa√ß√£o inclusiva.

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Revista SETEPE

A Semana de Estudos, Teorias e Pr√°ticas Educativas (SETEPE) foi realizada pelo Departamento de educa√ß√£o (DE) e Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ensino (PPGE), do Campus Avan√ßado "Prof. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per√≠odo de 15 a 17 de outubro de 2014, em Pau dos Ferros - RN. Em sua 5 edi√ß√£o, a SETEPE teve como tema "O ensino na sociedade contempor√Ęnea: tens√Ķes e perspectivas", possibilitando uma maior amplia√ß√£o da agenda de debates e interlocu√ß√£o de saberes e experi√™ncias por meio de confer√™ncias, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, atividades culturais, col√≥quio de licenciatura do PIBID e momentos de interviv√™ncia de Pr√°ticas pedag√≥gicas exitosas na educa√ß√£o b√°sica. Os objetivos almejados foram oportunizar a estudantes, profissionais e pesquisadores, discuss√Ķes acerca dos avan√ßos e Pr√°ticas integrativas; fomentar a divulga√ß√£o cientifica e o interc√Ęmbio entre estudantes, profissionais e pesquisadores e institui√ß√Ķes interessadas na tem√°tica central do evento; e estimular a produ√ß√£o de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

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Revista CONIDIH

O Congresso Internacional de Direitos Humanos firma-se como um espa√ɬßo de suma relev√ɬĘncia para o interc√ɬĘmbio de conhecimento, experi√ɬ™ncias e informa√ɬß√ɬĶes entre pesquisadores e estudantes, n√ɬ£o apenas do Estado da Para√ɬ≠ba, mas, de diversas Institui√ɬß√ɬĶes de Educa√ɬß√ɬ£o Superior do pa√ɬ≠s e inclusive, pesquisadores oriundos de tradicionais Institui√ɬß√ɬĶes de Ensino Superior europeias. Este II Congresso Internacional de Direitos Humanos - Direito √ɬ† singularidade e √ɬ†s diferen√ɬßas -, concede continuidade √ɬ†s atividades desenvolvidas no Congresso anterior, no ano de 2014 e √ɬ† uma gama de trabalhos de investiga√ɬß√ɬ£o que foram sedimentados nos anos seguintes entre os pesquisadores das respectivas Universidades parceiras, os quais abarcaram temas relacionados com os Direitos Humanos, inclus√ɬ£o, diversidade e vulnerabilidade. Dessa forma, o evento contar√ɬ° com a participa√ɬß√ɬ£o de renomados docentes de universidades brasileiras e europeias, sagrando-se como ambiente para o avan√ɬßo nos debates sobre os Direitos Humanos, inclus√ɬ£o, coletivos vulner√ɬ°veis e os novos emblemas e dilemas em tempos de crises.

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Revista Semana de Letras

√Č com grande satisfa√ß√£o que chegamos a XVI edi√ß√£o da Semana de Letras da UEPB (Campus I); este ano com o tema: Linguagens, culturas e ensino: di√°logos poss√≠veis. Sem perder o f√īlego e a qualidade, o evento se fortaleceu atravessando d√©cadas; ganhou prest√≠gio e identidade; consolidando-se com o esfor√ßo de muita gente que contribuiu para professores e alunos reunirem-se a cada dois anos em torno das atualiza√ß√Ķes cient√≠ficas produzidas nesta Casa.
Comprometidos com o ensino de l√≠ngua e literatura portuguesa, inglesa e espanhola - professores e alunos unem-se, mais uma vez, numa coopera√ß√£o intelectual, cujo grande objetivo aprofundar e disseminar o conhecimento, atrav√©s de 6 mesas redondas, 26 minicursos e 25 Grupos de Trabalho (GTs), com comunica√ß√Ķes relacionadas s mais diversas √°reas de atua√ß√£o do profissional de Letras.

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Revista CONAGES

Nas tr√™s √ļltimas d√©cadas, as sociedades ocidentais t√™m refletido, enfrentado embates e assistido a in√ļmeras pol√™micas geradas por v√°rias a√ß√Ķes pol√≠ticas, por reivindica√ß√Ķes e projetos que orbitam os sujeitos homoafetivos, gays, l√©sbicos, queers nos v√°rios lugares sociais; os feminismos, pol√≠ticas p√ļblicas em favor das mulheres, viol√™ncia dom√©stica, estupro, gravidez precoce, AIDS, c√Ęncer e mulheres. O XIII Col√≥quio Nacional Representa√ß√Ķes de G√™nero e de Sexualidades discutir√°, este ano, as perspectivas epistemol√≥gicas de g√™nero e sexualidades na produ√ß√£o do conhecimento. O objetivo √© situar os participantes do Col√≥quio quanto √†s transforma√ß√Ķes pelas quais sujeitos e esferas sociais t√™m passado e tornado as pessoas mais conscientes de si e das demais com quem compartilham espa√ßos, posi√ß√Ķes, afetos.

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Revista CONACIS

O I Congresso Nacional de Ci√™ncias da Sa√ļde (I CONACIS) ocorreu no per√≠odo de 09 a 11 de abril de 2014, na Cidade de Cajazeira/PB, e em sua primeira edi√ß√£o teve como tem√°tica principal avan√ßos, interfaces e Pr√°ticas integrativas, promovido pela Faculdade Santa Maria em parceria com a Realize Eventos Cient√≠ficos & Editora o evento teve a participa√ß√£o e pessoas de todo o pa√≠s das mais diversas √°reas envolvidas na Sa√ļde. O evento ainda contou com professores renomados que desenvolveram atividades das mais diversas, entre elas: palestras, mesas redondas, minicursos, confer√™ncias, debates.

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Revista ENID UEPB

O Encontro de Inicia√ß√£o Doc√™ncia (ENID) da Universidade Estadual da Para√≠ba um evento, de periodicidade anual, envolvendo os cursos de Licenciatura. O evento ENID, constou de 350 participantes na sua primeira verso e de forma abrupta atingiu 900 participantes na segunda, e √ļltima, verso. Foram participantes os professores da educa√ß√£o b√°sica, alunos de licenciatura e alunos de P√≥s-Gradua√ß√£o em diferentes √°reas de ensino e pesquisa. Deve ser ressaltado que o PIBID nos anos de 2011 e 2012, foi executado com quatro subprojetos (F√≠sica, Qu√≠mica, Biologia e Matem√°tica), apenas no Campus I (Campina Grande-PB), contemplando as √°reas relacionadas s Ci√™ncias da Natureza e Matem√°tica.

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Revista ABRALIC INTERNACIONAL

Em 1985, Paris foi sede do XI Congresso da Associa√ß√£o Internacional de Literatura Comparada. A participa√ß√£o de estudiosos brasileiros no Congresso da AILC/ICLA significou a integra√ß√£o ao universo de debates em que se cruzavam l√≠nguas, culturas e diversas vertentes metodol√≥gicas. Em agosto do mesmo ano, na Place de la Sorbonne, os brasileiros presentes decidiram criar a Associa√ß√£o Brasileira de Literatura Comparada. Assim, a ABRALIC foi fundada em 1986, em Porto Alegre, no √Ęmbito do I Semin√°rio Latino-americano de Literatura Comparada, realizado de 8 a 10 de setembro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a participa√ß√£o de comparatistas europeus e latino-americanos.

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Revista ENID UFCG

O I encontro do PIBID-UFCG foi realizado na cidade de Cuit√©-PB, nos dias 12 e 13 de agosto de 2010, nesse momento o projeto contava apenas com a participa√ß√£o de apenas 05 subprojetos (F√≠sica, Qu√≠mica, Matem√°tica, Ci√™ncias e Biologia), esse momento foi de extrema import√Ęncia para o PIBID-UFCG. O nosso II Encontro ocorreu na cidade de Cajazeiras-PB, nos 31 de agosto a 02 de setembro de 2011. Esse encontro teve a participa√ß√£o de 08 subprojetos ( Letras, educa√ß√£o no Campo, Sociologia, F√≠sica, Qu√≠mica, Matem√°tica, Ci√™ncias e Biologia), discutindo e refletindo sobre as √°reas do PIBID. Em dezembro de 2012, tivemos o nosso III Encontro na cidade de Campina Grande-PB, entre os dias 14 a 16, com as participa√ß√Ķes de 20 subprojetos, nas √°reas de Ci√™ncias Humanas e Sociais e Ci√™ncias Exatas e da Natureza. Esse encontro apontou a necessidade de um Evento mais amplo, que venha a contemplar uma maior quantidade de participantes envolvidos na educa√ß√£o b√°sica.

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Revista CIEH

O envelhecimento populacional um fen√≥meno mundial que vem proporcionando desafios constantes, desencadeando a necessidade de discuss√£o do tema por todas as √°reas do conhecimento. Os recentes indicadores biol√≥gicos, sociais, econ√īmico e cient√≠ficos apontam para a necessidade de redefinir conceitos, valores, sentimentos e rela√ß√Ķes, bem como reelaborar fun√ß√Ķes e pap√©is, bem como os avan√ßos das Ci√™ncias e pol√≠ticas p√ļblicas , no sentido de garantir um envelhecimento bem sucedido.

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Revista SEMLICA

A 7 Semana de Licenciatura representa um espa√ßo para o aprofundamento de discuss√Ķes sobre temas como agroneg√≥cio, agricultura familiar, mundo do trabalho, sustentabilidade familiar, entre outros, como tamb√©m, o favorecimento de propostas alternativas, esclarecimento de d√ļvidas e sugest√Ķes de melhorias no curso e na comunidade.

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E-book FIPED

Esta colet√Ęnea resultado de diversos debates entre, confer√™ncias, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresenta√ß√£o de resultados de investiga√ß√Ķes em torno da Pesquisa em educa√ß√£o e afins. √°reas do conhecimento estas, abstra√≠das do cont√≠nuo da exist√™ncia humana, em torno de suas contradi√ß√Ķes e m√ļltiplas intera√ß√Ķes sociais, pol√≠ticas e econ√īmicas. Em viv√™ncia do IV F√≥rum Internacional de Pedagogia Parna√≠ba PI em junho de 2012 - os diversos colaboradores desse escopo apresentam reflex√Ķes em torno das categorias Pesquisa, Emancipa√ß√£o Humana, Pr√°xis Docente, Trabalho e educa√ß√£o, no intuito de destinar comunidade a atualiza√ß√£o de seus estudos/an√°lise e a compreens√£o dos fen√īmenos educacionais sobre os quais se debruam enquanto pesquisadores.

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Revista ABRALIC

A Associa√ß√£o Brasileira de Literatura Comparada ABRALIC uma Associa√ß√£o civil de car√°ter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universit√°rios, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em √Ęmbito nacional e internacional. Os objetivos fundamentais de nossa entidade s√≥ os de fomentar os estudos comparatistas nos cursos de Gradua√ß√£o e P√≥s-Gradua√ß√£o em Letras por meio da promo√ß√£o de semin√°rios, simp√≥sios e cursos destinados ao p√ļblico acad√™mico. Desde sua funda√ß√£o, a ABRALIC mant√©m publica√ß√Ķes especializadas em Literatura Comparada e realiza a divulga√ß√£o de obras cient√≠ficas e liter√°rias dessa √°rea de interesse, assim como estimula o interc√Ęmbio cultural com outras entidades cong√™neres nacionais e de √Ęmbito internacional. Os ANAIS da ABRALIC s√≥ publicados anualmente, trazendo a p√ļblico os textos dos participantes dos eventos, que discutem amplamente as tem√°ticas propostas para cada evento, sempre em torno dos estudos comparatistas.

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Revista Conaef

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Revista EPBEM

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Revista Enect

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Revista ENLIJE

Sem descrição

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Revista FIPED

A AINPGP (inscrita no CNPJ 12.462.236/0001-29 - registro na Receita Federal aos 31 de agosto de 2010), visa ao desenvolvimento articulado entre ensino, pesquisa e extenso na Graduação em Pedagogia/ Educação e áreas afins, através de uma rede de IES nacionais e estrangeiras, objetivando:
- Fomentar o desenvolvimento de pesquisa cientifica no √Ęmbito do Curso de Gradua√ß√£o em Pedagogia/ Educa√ß√£o, atrav√©s do F√≥rum permanente, mediante se√ß√£o brasileira e estrangeira, como meio efetivo de publica√ß√£o e socializa√ß√£o do conhecimento;
- Viabilizar o encontro entre discentes e docentes envolvidos com a pesquisa e extenso na Graduação em Pedagogia/ Educação e professores da Educação Básica e demais áreas afins

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Revista Ebrapem

descrio da revista

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