SOUZA, Juliany Correia De et al.. El ritmo porteño en las clases de español. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9970>. Acesso em: 28/12/2024 08:06
Introdução Tendo em vista o grande número de países hispânicos presentes em nosso continente, assim como a semelhança linguística existente entre a nossa língua materna (português) e o espanhol, considera-se aqui a importância de incluir o espanhol no currículo escolar, não deixando de mencionar sua relevância como segundo idioma mais utilizado em relações comerciais e intelectuais. Utilizando o ritmo porteño como aporte cultural para o aprendizado da língua em questão, possibilitando assim, uma aplicação prática, à teoria vista em sala de aula. Objetivos•Desenvolver habilidades físicas• Unir os aspectos teóricos aos práticos• Estimular/Promover a descoberta de talentos na escola• Aprofundar os conhecimentos culturais em relação à cultura hispânica/porteña.Metodologia Pesquisas bibliográficas e virtuais, além de discografias, ensaios para números musicais e artísticos.Resultados • Apresentação de número de canto e dança no Dia da Hispanidade• Mudança de atitude em relação ao Antagonismo anterior demonstrado pelo país vizinho, a saber, Argentina.• Melhor desempenho na realização de exercícios didáticos.Conclusão Através do trabalho cultural realizado com o auxílio das atividades lúdicas, foi possível constatar um melhor rendimento no desempenho dos alunos, no que se refere a disciplina Língua Espanhola, além dos benefícios alcançados pelos alunos em se tratando da linguagem corporal, da apresentação em público, da prática oral e auditiva do idioma.