Esta pesquisa objetiva analisar as representações sociais que os professores do ensino Fundamental I de quatro escolas do município de Guarabira-PB têm sobre as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos seus alunos. A escolha do tema justifica-se devido ao insucesso no desempenho educacional das crianças brasileiras. Tomamos por base algumas questões norteadoras como: De que forma os professores tem encarado as dificuldades de aprendizagem nas salas de aula? Os professores que atuam em nossas escolas possuem conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem? Esta pesquisa tem como eixo norteador teórico e metodológico das Representações Sociais. A pesquisa abrange técnicas de natureza qualitativa que trabalha com o universo de significados, aspirações, motivos, valores, atitudes e crenças, que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos fenômenos e dos processos. A amostra desta pesquisa é composta por 20 professores. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários semi-estruturados que consistem na combinação de perguntas fechadas e abertas. Os resultados desta pesquisa revelaram que a maioria dos docentes possui algum conhecimento a respeito das dificuldades de aprendizagem, porém estes conhecimentos ainda são resumidos e limitados. Com 80% dos docentes entrevistados, sugeriram a família com filhos com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, a procura de um profissional especializado, a exemplo do psicopedagogo. Concluímos que a família, a coordenação Pedagógica e o professor devem andar juntos, se entrelaçando, pois o interesse é que as crianças possam atingir o principal objetivo da educação que é a aprendizagem.