Na sociedade midiatizada, a cultura popular recebe novas configurações. Os cordelistas sofrem influência desta nova sociedade, haja vista que a homogeneízação do espaço permite com que as informações sejam partilhadas instantaneamente, o que propicia um hibridismo de modelos culturas até então horizontais. Assim, nosso objetivo é verificar como a literatura de cordel, compreendida num contexto contemporâneo, pode representar uma ferramenta didática a partir da integração das relações sociais e virtuais, e como tal literatura pode contribuir para uma proposta pedagógica, mediante o contexto da cultura do digital. O trabalho baseia-se nos princípios metodológicos de Brandão (1983), que descreve a etnografia como método de trabalho. Em nosso caso, a proposta é de inserir a literatura de cordel dentro de uma perspectiva de letramento digital numa turma de Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. A escolha da temática partiu diante da identificação da ausência de folhetos de literatura popular no contexto da sala de aula e do pouco destaque que esta forma de literatura se apresenta no espaço escolar. Daí, buscar inserir esta forma de literatura como ferramenta educacional nos espaços digitais. De um modo geral, o trabalho mostrou a relevância da ligação entre o popular e o digital frente à cultura de multimeios. E que atualmente não se pode se distanciar de uma realidade tão presente na vida dos estudantes brasileiros.