Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Diante da realidade educacional observamos as crescentes exigências em torno da formação docente, tendo em vista que no âmbito educacional as questões sociais se evidenciam desafiando as visões e prática docente. Tendo presente esta problemática, a proposta deste artigo é abordar o uso das Histórias em Quadrinhos como suporte metodológico que contribui para a formação docente em diferentes contextos educacionais. A proposta metodológica delineia-se como um relato de experiência, ocorrido no estágio docência na pós-graduação. Esta experiência foi desenvolvida em quatro minicursos, no Projeto de Extensão Ensino de História e as culturas infanto-juvenis: tecnologias, mídias, memorias e saberes educativo. No curso de Extensão Práticas Educativas, Saberes, Linguagens e Tecnologias, com graduandos em licenciaturas das Ciências Humanas – UEPB, com graduandos de ciências humanas. Foram utilizados como instrumentos de trabalho, revistas de Histórias em Quadrinhos, data show, computador, PowerPoint, lápis de cor e comum com borracha, papel ofício, livros didáticos e utilizamos o Facebook para ampliação do debate e disponibilização de material para estudo dos graduandos. Os teóricos que fundamentaram a proposta de trabalho foram: Luyten (1985), Calazans (2004), Marcuschi (2005), Vergueiro (2005, 2006), Azevedo (2012), Gatti (2013), Chinen (2013) e outros. Na abordagem crítica sobre as Histórias em Quadrinhos, o aprender volta-se para a necessidade educacional de que forme-se profissionais que saibam trabalhar em diferentes contextos sociais e culturais que permeiam a escola.

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