Diante da realidade educacional observamos as crescentes exigências em torno da formação docente, tendo em vista que no âmbito educacional as questões sociais se evidenciam desafiando as visões e prática docente. Tendo presente esta problemática, a proposta deste artigo é abordar o uso das Histórias em Quadrinhos como suporte metodológico que contribui para a formação docente em diferentes contextos educacionais. A proposta metodológica delineia-se como um relato de experiência, ocorrido no estágio docência na pós-graduação. Esta experiência foi desenvolvida em quatro minicursos, no Projeto de Extensão Ensino de História e as culturas infanto-juvenis: tecnologias, mídias, memorias e saberes educativo. No curso de Extensão Práticas Educativas, Saberes, Linguagens e Tecnologias, com graduandos em licenciaturas das Ciências Humanas – UEPB, com graduandos de ciências humanas. Foram utilizados como instrumentos de trabalho, revistas de Histórias em Quadrinhos, data show, computador, PowerPoint, lápis de cor e comum com borracha, papel ofício, livros didáticos e utilizamos o Facebook para ampliação do debate e disponibilização de material para estudo dos graduandos. Os teóricos que fundamentaram a proposta de trabalho foram: Luyten (1985), Calazans (2004), Marcuschi (2005), Vergueiro (2005, 2006), Azevedo (2012), Gatti (2013), Chinen (2013) e outros. Na abordagem crítica sobre as Histórias em Quadrinhos, o aprender volta-se para a necessidade educacional de que forme-se profissionais que saibam trabalhar em diferentes contextos sociais e culturais que permeiam a escola.