O presente trabalho vem socializar as reflexões obtidas através da observação da educação infantil, no âmbito do estágio em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Nesta observação, teve-se em vista o seguinte problema: de que modo às crianças manifestaram no estágio um comportamento que revela claramente a influencia dos meios de comunicação de massa no processo de erotização da criança? Buscar compreender a criança enquanto sujeito ativo, levando em conta o processo de transição histórica pelo qual passamos, e como os meios de comunicação de massa exercem influência sobre seu desenvolvimento, é, portanto, o objetivo desse trabalho. As concepções sobre a criança transformaram-se intensamente no decorrer dos séculos, possibilitando a construção de uma cultura infantil expressiva. De acordo com Philippe Ariés, se antes a criança era percebida e tratada como “um adulto em miniatura”, ao longo do tempo ela passa a ser percebida como um ser social. Sob influência da globalização e consequentemente da reformulação do foco do setor industrial, a criança ressurge, no imaginário econômico, como alvo do mercado capitalista. Nesse contexto, as influências midiáticas tornam-se uma presença marcante no desenvolvimento infantil, através do apelo exacerbado de mercadorias e conteúdos transmitidos às crianças, “erotizando-as”. Diante disso, a pretensão desse trabalho é apresentar como essas influências foram percebidas em alguns comportamentos das crianças revelados na observação que foi feita no estágio. Analisando-as pudemos identificar as influências diretas que os produtos veiculados pela mídia tiveram no comportamento infantil.
The present work socializing reflections obtained through observation of early childhood education within the scope of the internship in Teaching and Learning in Early Childhood Education and Scholarship Program Initiation to Teaching. This observation was taken into view the following problem: how children expressed in stage one behavior that clearly reveals the influence of mass media on the sexualization of the child process? Seek to understand the child as an active subject, taking into account the process of historical transition we went through, and how the mass media influence on its development, is therefore the aim of this work. Conceptions about the child became intensely over the centuries, making the construction of a children's expressive culture. According to Philippe Ariès, if before the child was perceived and treated as a "miniature adult", over time it becomes perceived as a social being. Under the influence of globalization and hence the focus of the redesign of the industrial sector, the child reappears in the economic imaginary target do mercado capitalist. In this context the media influences become a striking presence on child development, exacerbated by the appeal of commodities and materials transmitted to children, "eroticizing them." Thus the intention of this paper is to present how these influences were observed in some children's behaviors revealed that the observation was made on stage. Analyzing them could identify the direct influences that products Mass media had on childhood behavior.