O presente ensaio apresenta uma sequência de atividades propostas ao conteúdo “Gases e suas Transformações” numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do período noturno, da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Partindo de uma perspectiva contextualizada, a experimentação foi a estratégia escolhida com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes, uma vez que se coadunou a teoria com a prática. Foram aplicados experimentos sucintos, assim como a exposição de vídeos como reforço à construção da aprendizagem, uma vez que torna-se substancial uma mudança na práxis pedagógica, adequando as metodologias de ensino; proporcionando a utilização de novas ferramentas didáticas e que a relação professor-aluno não seja meramente passiva, para que o estudante possa interagir e compartilhar informações a fim de explorar tal metodologia com o intuito de elevar a estimulação cognitiva. A contextualização é um dos eixos centrais do ensino de Química uma vez que possibilita uma abordagem de situações reais vislumbradas do cotidiano ou exemplificadas na sala de aula. Diante disso, todo o processo resultou na participação ativa dos alunos; a ação didático-pedagógica aplicada conseguiu proporcionar um ambiente em que os mesmos compartilharam de seus conhecimentos prévios a fim de construir, conjuntamente, conceitos sobre o tema, contribuindo para uma aprendizagem significativa.