A proposta deste trabalho é sensibilizar os docentes quanto à necessidade de otimização do acolhimento ao aluno Surdo e da atitude quanto a sua inclusão no ambiente escolar, enfatizando a importância de aprender a lidar com a diferença. Nesse contexto, visa-se defender a divulgação do ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – nas escolas. Após uma revisão de literatura de pontos fundamentais e das principais leis sobre inclusão de Surdos, foi feita uma pesquisa em uma escola pública, em que foram distribuídos questionários a alunos ouvintes, Surdos, professores e intérpretes, e a pesquisadora escreveu um diário, o que constituiu o corpus da pesquisa. Após análise, o material foi categorizado e os resultados mostram que, embora ricos de leis contemplando a inclusão, muito há o que fazer até chegar a sua qualidade desejada. O que foi pesquisado para este trabalho evidencia que os aspectos legais da inclusão dos alunos Surdos no sistema educacional estão bem organizados, amparados por uma ampla legislação (GLAT, Rosana. PLETSCH, Márcia Denise, 2011). Mas sabe-se que a realidade é outra, é preciso facilitar e otimizar a aprendizagem de LIBRAS aos professores. Tal tarefa será facilitada se ocorrer em um ambiente favorável à ideia do convívio com o diferente, ao enriquecimento mútuo que resulta de aumentar os padrões de compreensão da experiência, da vida, da convivência. A pesquisa apresentou como produto um filme de curta-metragem apresentando situações de dia a dia de um Surdo, com duas visões diferentes, uma negativa, outra, o acolhimento que se quer. Palavras-chave: Alunos Surdos – Atitude – Inclusão – LIBRAS.