Este trabalho representa a investigação e busca constante de uma compreensão acerca das concepções da Literatura Infantil em uma esfera de fundamentação para a prática docente frente ao processo de formação leitora dos discentes. Apreendemos o bom leitor como um sujeito que ao ser envolvido, inebriado em uma relação de interação com a obra literária, busca compreender o texto inferindo-o e relacionando-o com o mundo no qual está inserido, tornando-se capaz de construir, reconstruir e elaborar novos significados. E é a formação literária deste bom leitor que se configura como problemática desta pesquisa. Isto por compreendermos que a concepção de Literatura Infantil direcionada somente para desenvolver uma habilidade de leitura ou como ferramenta para se aplicar instrução moral acaba por tornar-se inadequado frente à formação de um leitor literário. Acreditamos ser desta forma que a leitura contribui significativamente para uma sociedade letrada, bem como para o exercício da cidadania e o desenvolvimento intelectual. Quanto aos nossos objetivos podemos referenciar a análise da formação de leitores literários, no contexto da educação básica, em uma escola pública da zona rural do Município de Mossoró-RN; Para isso, nos fundamentamos teoricamente em autores como ABRAMOVICH (1997), ARROYO (1990), LAJOLO (2008), PONTES (2012,2013) entre outros. Nosso foco versa sobre como os docentes da referida escola concebem e desenvolvem a proposta da literatura infantil nas turmas de 6º e 7º anos- Ensino Fundamental.