A presente pesquisa tencionou uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento, examinando as múltiplas facetas, a inevitável integração das variadas abordagens teóricas no estudo desse fenômeno, e por fim, os diferentes condicionantes sócio-culturais na esfera escolar. Vislumbramos conhecer como o infante afere o que já domina; diagnosticando os estágios de conhecimento, trabalhando o propósito comunicativo dos textos e a forma como os mesmos se apresentam na vida real, como desenvolvem comportamentos leitores e escritores, estabelecemos metodologias com o intuito de conhecer o objeto de estudo e adequar a ação, buscando privilegiar recursos didáticos que envolvem seus interesses e traços culturais.Utilizamos como materiais, ficha de diagnóstico de leitura, livros literários, lousa, papel, cartazes, músicas, alfabeto móvel. O método utilizado foi o de promover para a turma o contato com diversos gêneros literários, criando situações de leitura, escrita e produção textual.Reconhecemos a natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, bem como a multiplicidade de aspectos constitutivos da vida cotidiana da sala de aula, enfatizando as implicações dos conhecimentos produzidos sobre essa temática, nas interações entre professor x aluno x metodologia.