Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DIGITAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM TRATAMENTO: UMA AÇÃO A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO DIGITAL, DEPENDENTES QUÍMICOS, CIDADANIA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8852
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1935
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM TRATAMENTO: UMA AÇÃO A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL  E DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA"
    "resumo" => "Este artigo discorre sobre um projeto de inclusão digital que está sendo realizado na ONG “Casa de Recuperação Resgatando Vidas”, por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cajazeiras e tem como objetivo promover a inclusão social e a empregabilidade de dependentes químicos em tratamento, através da inclusão digital. Baseia-se nos estudos de Antunes (2001), Becker (2009), Castells (1999), Lewin (1946), Marshall (1967), Moreira (2006), Morin (2001), Pereira (2001), Santos (1979), Silveira (2001), Sudbrack (2013), Tapia (2005) e Van Acker, Rabia e Passareli (2009). Como metodologia, escolhemos a pesquisa-ação. O trabalho foi realizado em três etapas: pesquisa e elaboração do material didático do curso; realização do curso; levantamento de dados sobre os impactos do curso na vida dos alunos. Os sujeitos deste estudo são internos que se encontram em tratamento na ONG supracitada, que demonstram interesse em participar do curso. Como resultados, vimos que o projeto é visto pelos internos como um caminho para melhorar de vida, aumentando seu potencial de empregabilidade, o que é oportuno para aqueles que se encontram à margem dos processos sociais. Concluímos que promover cursos de inclusão digital como apoio no processo de recuperação de dependentes químicos e construção da cidadania pode ser um caminho possível para a transformação histórico-social e para a inclusão social desses indivíduos marginalizados socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, DEPENDENTES QUÍMICOS, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_11_21_idinscrito_4827_971f478dc233354aa699e6cc2aee7046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ ALVES"
    "autor_email" => "majucg@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8852
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1935
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM TRATAMENTO: UMA AÇÃO A SERVIÇO DA INCLUSÃO SOCIAL  E DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA"
    "resumo" => "Este artigo discorre sobre um projeto de inclusão digital que está sendo realizado na ONG “Casa de Recuperação Resgatando Vidas”, por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cajazeiras e tem como objetivo promover a inclusão social e a empregabilidade de dependentes químicos em tratamento, através da inclusão digital. Baseia-se nos estudos de Antunes (2001), Becker (2009), Castells (1999), Lewin (1946), Marshall (1967), Moreira (2006), Morin (2001), Pereira (2001), Santos (1979), Silveira (2001), Sudbrack (2013), Tapia (2005) e Van Acker, Rabia e Passareli (2009). Como metodologia, escolhemos a pesquisa-ação. O trabalho foi realizado em três etapas: pesquisa e elaboração do material didático do curso; realização do curso; levantamento de dados sobre os impactos do curso na vida dos alunos. Os sujeitos deste estudo são internos que se encontram em tratamento na ONG supracitada, que demonstram interesse em participar do curso. Como resultados, vimos que o projeto é visto pelos internos como um caminho para melhorar de vida, aumentando seu potencial de empregabilidade, o que é oportuno para aqueles que se encontram à margem dos processos sociais. Concluímos que promover cursos de inclusão digital como apoio no processo de recuperação de dependentes químicos e construção da cidadania pode ser um caminho possível para a transformação histórico-social e para a inclusão social desses indivíduos marginalizados socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, DEPENDENTES QUÍMICOS, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_11_21_idinscrito_4827_971f478dc233354aa699e6cc2aee7046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ ALVES"
    "autor_email" => "majucg@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este artigo discorre sobre um projeto de inclusão digital que está sendo realizado na ONG “Casa de Recuperação Resgatando Vidas”, por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cajazeiras e tem como objetivo promover a inclusão social e a empregabilidade de dependentes químicos em tratamento, através da inclusão digital. Baseia-se nos estudos de Antunes (2001), Becker (2009), Castells (1999), Lewin (1946), Marshall (1967), Moreira (2006), Morin (2001), Pereira (2001), Santos (1979), Silveira (2001), Sudbrack (2013), Tapia (2005) e Van Acker, Rabia e Passareli (2009). Como metodologia, escolhemos a pesquisa-ação. O trabalho foi realizado em três etapas: pesquisa e elaboração do material didático do curso; realização do curso; levantamento de dados sobre os impactos do curso na vida dos alunos. Os sujeitos deste estudo são internos que se encontram em tratamento na ONG supracitada, que demonstram interesse em participar do curso. Como resultados, vimos que o projeto é visto pelos internos como um caminho para melhorar de vida, aumentando seu potencial de empregabilidade, o que é oportuno para aqueles que se encontram à margem dos processos sociais. Concluímos que promover cursos de inclusão digital como apoio no processo de recuperação de dependentes químicos e construção da cidadania pode ser um caminho possível para a transformação histórico-social e para a inclusão social desses indivíduos marginalizados socialmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.