Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

“LONGE DA ASA DOS PAIS”: APONTAMENTOS SOBRE A SOCIABILIDADE JUVENIL NO ÂMBITO DO INTERNATO ESCOLAR

Palavra-chaves: INTERNATO ESCOLAR, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
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          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
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                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
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Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

O TRABALHO ENSEJA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A INTERFACE ENTRE JUVENTUDE E EDUCAÇÃO, A PARTIR DO RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, NA FAIXA ENTRE 13 E 18 ANOS DE IDADE, EM REGIME DE INTERNATO, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. O INTERNATO ESCOLAR É UMA MODALIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO QUE DISPONIBILIZA AO INGRESSANTE RESIDÊNCIA E REFEIÇÕES. DEVIDO AO FATO DE O ESTUDANTE PERMANECER INSTITUCIONALIZADO, RESIDINDO, POIS, NO PRÓPRIO LOCAL ONDE É ESCOLARIZADO, A LITERATURA SOBRE O ASSUNTO TENDE A CARACTERIZAR ESTA MODALIDADE DE ENSINO NOS TERMOS DE UMA “INSTITUIÇÃO TOTAL”, CATEGORIA CRIADA POR GOFFMAN, ONDE TODOS OS COMPORTAMENTOS SÃO CONTROLADOS E VIGIADOS POR UM “PODER DISCIPLINAR”, CONFORME FOUCAULT. TAL MIRADA TEM PRIVILEGIADO O DESVELAMENTO DO MODO DE FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE INTERNAMENTO, DEMARCANDO OS SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DAQUELES QUE DELAS SE BENEFICIAM. POR OUTRO LADO, ANALISANDO OS ESTUDOS CENTRADOS NAS IDENTIDADES JUVENIS E SUAS DINÂMICAS DE ESCOLARIDADE, A SITUAÇÃO PARECE SER DE OUTRA NATUREZA. ESTAS PESQUISAS APONTAM A ESCOLA COMO UMA INSTÂNCIA QUE É RECORTADA POR VIVÊNCIAS E SOCIABILIDADES TIPICAMENTE JUVENIS TAIS COMO: O PRIMEIRO BEIJO; A PERDA DA VIRGINDADE; E AS LÓGICAS DE AMIZADE E INIMIZADE ENTRE GALERAS E GRUPOS. ASSIM, BUSCA-SE ENTENDER COMO O INTERNATO PODE SER INTERPRETADO NOS TERMOS DE UM ESPAÇO DE RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS JUVENIS, BEM COMO EM QUE MEDIDA ESTAS PRÁTICAS REORIENTAM OU NÃO O CARÁTER “TOTAL” DESSA INSTITUIÇÃO.

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