Artigo E-book VII CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-65-8

INTRADISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPE

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-04-25 17:21:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87879
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "INTRADISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPE"
    "resumo" => "Abordar a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia é sempre um desafio, que merece ser enfrentado para avançarmos na efetivação de uma universidade e de uma sociedade mais holística. É desafio, porque o movimento intradisciplinar e interdisciplinar, requer por parte dos docentes formadores, um maior e melhor esforço do seu conjunto de saberes específicos em uma determinada área da ciência, que foram construídos ao longo de um mestrado, doutorado, pós-doutorado e, pelo exercício permanente na sua profissão, indo ao encontro de colegas de outras áreas, que percorreram uma trajetória universitária semelhante. O objetivo central deste artigo é: compartilhar uma experiência formativa de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Posto isto, a problemática levantada é a seguinte: como construir um diálogo entre as diversas disciplinas na formação inicial de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na Educação Básica? Este estudo, segue uma abordagem qualitativa, posto que será trabalhado com fenômenos humanos atentos ao universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes, em uma perspectiva processual, dinâmica e complexa do ser e fazer ciência na área das ciências humanas. Os procedimentos adotados foram: levantamento bibliográfico, análise de fotos e a socialização do vivenciado em aula de campo por este autor. Tendo como intuito, expressar o máximo das contribuições de uma ação didática geográfica para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia. A reflexão e os resultados apresentam que iniciativas que buscam tornar o curso de Licenciatura em Geografia mais dialógico e holístico, através de ações didáticas geográficas, que focam na intradisciplinaridade e na interdisciplinaridade contribuem para a formação de futuros professores de Geografia que poderão exercitar tais paradigmas nas suas futurais práticas pedagógicas nas escolas da Educação Básica de Pernambuco e do Brasil."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID907_TB459_11072022194011.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Josias Carvalho"
    "autor_email" => "josias.carvalho@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UFPE E SEDUC-AL"
    "autor_imagem" => "62a7af25ac128_13062022184157.png"
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87879
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "INTRADISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPE"
    "resumo" => "Abordar a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia é sempre um desafio, que merece ser enfrentado para avançarmos na efetivação de uma universidade e de uma sociedade mais holística. É desafio, porque o movimento intradisciplinar e interdisciplinar, requer por parte dos docentes formadores, um maior e melhor esforço do seu conjunto de saberes específicos em uma determinada área da ciência, que foram construídos ao longo de um mestrado, doutorado, pós-doutorado e, pelo exercício permanente na sua profissão, indo ao encontro de colegas de outras áreas, que percorreram uma trajetória universitária semelhante. O objetivo central deste artigo é: compartilhar uma experiência formativa de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Posto isto, a problemática levantada é a seguinte: como construir um diálogo entre as diversas disciplinas na formação inicial de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na Educação Básica? Este estudo, segue uma abordagem qualitativa, posto que será trabalhado com fenômenos humanos atentos ao universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes, em uma perspectiva processual, dinâmica e complexa do ser e fazer ciência na área das ciências humanas. Os procedimentos adotados foram: levantamento bibliográfico, análise de fotos e a socialização do vivenciado em aula de campo por este autor. Tendo como intuito, expressar o máximo das contribuições de uma ação didática geográfica para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia. A reflexão e os resultados apresentam que iniciativas que buscam tornar o curso de Licenciatura em Geografia mais dialógico e holístico, através de ações didáticas geográficas, que focam na intradisciplinaridade e na interdisciplinaridade contribuem para a formação de futuros professores de Geografia que poderão exercitar tais paradigmas nas suas futurais práticas pedagógicas nas escolas da Educação Básica de Pernambuco e do Brasil."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID907_TB459_11072022194011.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Josias Carvalho"
    "autor_email" => "josias.carvalho@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UFPE E SEDUC-AL"
    "autor_imagem" => "62a7af25ac128_13062022184157.png"
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2022

Resumo

Abordar a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia é sempre um desafio, que merece ser enfrentado para avançarmos na efetivação de uma universidade e de uma sociedade mais holística. É desafio, porque o movimento intradisciplinar e interdisciplinar, requer por parte dos docentes formadores, um maior e melhor esforço do seu conjunto de saberes específicos em uma determinada área da ciência, que foram construídos ao longo de um mestrado, doutorado, pós-doutorado e, pelo exercício permanente na sua profissão, indo ao encontro de colegas de outras áreas, que percorreram uma trajetória universitária semelhante. O objetivo central deste artigo é: compartilhar uma experiência formativa de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Posto isto, a problemática levantada é a seguinte: como construir um diálogo entre as diversas disciplinas na formação inicial de professores de Geografia para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na Educação Básica? Este estudo, segue uma abordagem qualitativa, posto que será trabalhado com fenômenos humanos atentos ao universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes, em uma perspectiva processual, dinâmica e complexa do ser e fazer ciência na área das ciências humanas. Os procedimentos adotados foram: levantamento bibliográfico, análise de fotos e a socialização do vivenciado em aula de campo por este autor. Tendo como intuito, expressar o máximo das contribuições de uma ação didática geográfica para a intradisciplinaridade e interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia. A reflexão e os resultados apresentam que iniciativas que buscam tornar o curso de Licenciatura em Geografia mais dialógico e holístico, através de ações didáticas geográficas, que focam na intradisciplinaridade e na interdisciplinaridade contribuem para a formação de futuros professores de Geografia que poderão exercitar tais paradigmas nas suas futurais práticas pedagógicas nas escolas da Educação Básica de Pernambuco e do Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.