Artigo E-book VII CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-65-8

COMO PESQUISAR A IMAGINAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA?

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-04-25 17:21:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87836
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 374
    "titulo" => "COMO PESQUISAR A IMAGINAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA?"
    "resumo" => "O estudo da imaginação ocorreu no contexto de uma atividade investigativa e a partir da aprendizagem como uma produção subjetiva. Esboçamos o percurso do estudo cujo referencial teórico é a Teoria da Subjetividade de González Rey, sustentada na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa, do mesmo autor. Refletimos sobre as condições geradas na pesquisa para estudar a imaginação de um estudante – Pietro, com destaque para uma atividade sobre a respiração dos fungos. Apresentamos os principais resultados, explicitando a construção de indicadores novos, a ampliação da hipótese do estudo e o avanço na compreensão da configuração subjetiva da ação de aprender de Pietro. Assim, a atividade proposta nos ajudam a investigar a imaginação do estudante no curso de uma ação, que demandou a criação de uma representação de um planejamento para o experimento sobre a respiração dos fungos. Primeiro, porque o espaço relacional dialógico se constituiu em uma estratégia pedagógica, para alcançar o pensamento do participante e envolve-lo afetivamente. Segundo, porque a atividade demandou a produção de ideias, resultando na construção de um modelo de conhecimento pelo estudante, e suas reflexões sobre se os resultados obtidos teriam capacidade para responder ao problema proposto. As interpretações geradas a partir dos indicadores formulados, com base nas expressões do participante, permitem compreender a hipótese de que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; a sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; e ao seu desejo de ascender na vida. Estratégias pedagógicas como concebidas na perspectiva da Teoria da Subjetividade, com espaços de diálogo, confiança e afetividade, podem se constituir importantes para a emergência de sentidos subjetivos favoráveis ao processo de aprender."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID374_TB67_19082022201958.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIDALVA COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Maridalva Costa"
    "autor_email" => "maridalva.nascimento@iemc"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87836
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 374
    "titulo" => "COMO PESQUISAR A IMAGINAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA?"
    "resumo" => "O estudo da imaginação ocorreu no contexto de uma atividade investigativa e a partir da aprendizagem como uma produção subjetiva. Esboçamos o percurso do estudo cujo referencial teórico é a Teoria da Subjetividade de González Rey, sustentada na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa, do mesmo autor. Refletimos sobre as condições geradas na pesquisa para estudar a imaginação de um estudante – Pietro, com destaque para uma atividade sobre a respiração dos fungos. Apresentamos os principais resultados, explicitando a construção de indicadores novos, a ampliação da hipótese do estudo e o avanço na compreensão da configuração subjetiva da ação de aprender de Pietro. Assim, a atividade proposta nos ajudam a investigar a imaginação do estudante no curso de uma ação, que demandou a criação de uma representação de um planejamento para o experimento sobre a respiração dos fungos. Primeiro, porque o espaço relacional dialógico se constituiu em uma estratégia pedagógica, para alcançar o pensamento do participante e envolve-lo afetivamente. Segundo, porque a atividade demandou a produção de ideias, resultando na construção de um modelo de conhecimento pelo estudante, e suas reflexões sobre se os resultados obtidos teriam capacidade para responder ao problema proposto. As interpretações geradas a partir dos indicadores formulados, com base nas expressões do participante, permitem compreender a hipótese de que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; a sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; e ao seu desejo de ascender na vida. Estratégias pedagógicas como concebidas na perspectiva da Teoria da Subjetividade, com espaços de diálogo, confiança e afetividade, podem se constituir importantes para a emergência de sentidos subjetivos favoráveis ao processo de aprender."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID374_TB67_19082022201958.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIDALVA COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Maridalva Costa"
    "autor_email" => "maridalva.nascimento@iemc"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2022

Resumo

O estudo da imaginação ocorreu no contexto de uma atividade investigativa e a partir da aprendizagem como uma produção subjetiva. Esboçamos o percurso do estudo cujo referencial teórico é a Teoria da Subjetividade de González Rey, sustentada na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa, do mesmo autor. Refletimos sobre as condições geradas na pesquisa para estudar a imaginação de um estudante – Pietro, com destaque para uma atividade sobre a respiração dos fungos. Apresentamos os principais resultados, explicitando a construção de indicadores novos, a ampliação da hipótese do estudo e o avanço na compreensão da configuração subjetiva da ação de aprender de Pietro. Assim, a atividade proposta nos ajudam a investigar a imaginação do estudante no curso de uma ação, que demandou a criação de uma representação de um planejamento para o experimento sobre a respiração dos fungos. Primeiro, porque o espaço relacional dialógico se constituiu em uma estratégia pedagógica, para alcançar o pensamento do participante e envolve-lo afetivamente. Segundo, porque a atividade demandou a produção de ideias, resultando na construção de um modelo de conhecimento pelo estudante, e suas reflexões sobre se os resultados obtidos teriam capacidade para responder ao problema proposto. As interpretações geradas a partir dos indicadores formulados, com base nas expressões do participante, permitem compreender a hipótese de que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; a sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; e ao seu desejo de ascender na vida. Estratégias pedagógicas como concebidas na perspectiva da Teoria da Subjetividade, com espaços de diálogo, confiança e afetividade, podem se constituir importantes para a emergência de sentidos subjetivos favoráveis ao processo de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.