A presente pesquisa julga-se pertinente uma vez que se busca saber como a questão ambiental vem sendo tratada nos livros didáticos, e neste constructo verificar a importância e a relevância social desse material de ensino para o Meio Ambiente. O caminho metodológico inicia-se com a escolha dos livros de cinco (05) autores de Biologia e as unidades de registro foram extraídas de 23 capítulos dos mesmos. A pesquisa é orientada por dimensões que foram escolhidas de forma a atender os objetivos propostos na pesquisa. Sendo estas dimensões: sustentabilidade. Essa dimensão foi categorizada e subdivididas em subitens a serem estudados no livro didático. Neste contexto, o processo metodológico escolhido não foi linear. e para tal, utilizou a análise de conteúdo. Tendo como objetivo geral da pesquisa analisar o saber ambiental existente nos livros didáticos de Biologia e a sustentabilidade para um saber ambiental complexo para a formação do sujeito ecológico. O material foi categoricamente apresentado em subunidades na categoria sustentabilidade, que foram: Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Pegada Ecológica e Legislação. A priori percebe-se que os livros demonstram carências sobre o domínio e a compreensão de conhecimentos referentes ao saber ambiental com enfoque na sustentabilidade.