CARMO, Erinaldo Ferreira Do et al.. Currículo e a aplicação da lei 10.639/03. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8626>. Acesso em: 13/11/2024 04:53
Esse trabalho tem como objetivo debater as contribuições do estudo da geopolítica dos povos africanos, na parte diversificada do currículo do Colégio de Aplicação da UFPE. Ao longo da história brasileira, a educação formal vem privilegiando em seu currículo a reprodução da cultura dominante em detrimento da cultura de grupos sociais marginalizados, entre eles os negros. Dessa forma, o abandono de uma cultura inteira pelas escolas, livros didáticos e sistemas educacionais precisa ser compensado agora com a busca por conhecimentos de um continente que fora acintosamente esquecido. Em cumprimento a Lei nº 10.639/03, (que torna obrigatória a inserção no currículo das instituições públicas e privadas de ensino do país, os estudos sobre os as contribuições dos povos africanos no país), o CAp-UFPE oferta a disciplina “África: cinema, geografia e política” como Parte Diversificada do currículo, além do curso de extensão “O Cinema em Sala de Aula”, com o objetivo de possibilitar o estudo da África a partir de filmes produzidos com temáticas relacionadas a esse continente, tendo como subsídio os conteúdos de outras aéreas de conhecimento. Desse modo, este trabalho foi constituído a partir das etapas vivenciadas neste processo, que envolveu além da apresentação dos filmes, leitura de textos selecionados e debates sobre a temática abordada. Como conclusões deste estudo, entendemos que a realização da disciplina da PD sobre a África, em conjunto com a atividade de extensão, possibilitou a construção das etapas de formação do conhecimento de modo a concretizar uma aprendizagem real.