Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ÊXITO DOS ALUNOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA - OBMEP: O CASO DO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB

Palavra-chaves: ENSINO, TEORIA, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O professor perceberá maior aprendizado dos seus alunos no momento que transformar a teoria em prática, ou seja, algo complexo e abstrato em concreto, mostrando que praticamente quase tudo ao nosso redor pode e deve ser explorado como instrumento matemático. Na matemática, relacionar teoria e prática é um dos caminhos para se obter ensino de qualidade, para que os alunos consigam visualizar e entender na prática sua aplicabilidade. Para isso é necessária uma formação adequada aos professores, conscientizando-os da sua importância no processo ensino-aprendizagem e capacitando-os com o intuito de formá-lo bons educadores, para que obtenham êxito trabalhando com sabedoria no processo de educar O objetivo geral que norteou este trabalho foi de analisar a contribuição do ensino da matemática para o sucesso dos alunos nas provas da OBMEP. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados a uma amostra de 02 professores de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cândido de Assis Queiroga” no município de Paulista – PB. A escolha em realizar a pesquisa na referida escola, justifica-se pelas medalhas ganhas nas provas da OBMEP. Os resultados indicaram que as metodologias usadas pelos professores são de fato ferramentas para o ensino e aprendizagem dos alunos e da disciplina de matemática. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar.

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