A aquisição do conhecimento faz parte do desenvolvimento humano. Estamos sempre em busca de aprendermos algo novo, mesmo inconscientemente, em contato com as mídias, por exemplo, aprendemos mesmo sem uma intenção planejada. Partindo de um ponto de vista pedagógico, faz-se necessário a procura de conhecer o outro em suas possibilidades, por isso a incessante busca pela formação continuada por parte de mediadores de conhecimento. A partir disto, sentimos a necessidade de investigar sobre o desenvolvimento de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, especificamente o autismo. Este trabalho visa uma análise entre a síndrome de asperger, uma categoria mais leve do autismo, e sua abordagem em uma obra fílmica “Ben X: A Fase Final” (2007 roteiros e dir. Nic Balthazar). Procuramos neste trabalho pesquisar como o tema é abordado em uma obra fílmica, pois de acordo com Ferro apud Morettin (2003) as obras fílmicas abordar os filmes como testemunhos e como leitura de uma dada realidade social. Para basear nossas considerações a respeito do tema, recorreremos às contribuições de Ranciére (2012) sobre realidade exposta através das imagens; Fischer (2001) abordando sobre as estratégias de linguagem da mídia e produção de sujeitos; Kellner (1995) acerca da leitura crítica das imagens intencionando analisar além do conteúdo dito nas obras fílmicas; Goffman (2008) que nos traz estudos sobre o indivíduo estigmatizado no meio social, este é de grande importância devido à obra selecionada para análise apresentar um tema de olhares preconceituosos, não desconsiderando a relevância de outros estudiosos que enaltecem nossa produção; Gómez e Terán (2014) que estudam sobre os transtornos de aprendizagem, autismo e o desenvolvimento infantil. Como enfoque principal, proporcionamos informações claras acerca da abordagem sobre a síndrome de asperger no meio mídiaco, visando identificar o nível de verossimilhança sobre o transtorno presente na ficção. Para isso, fizemos uso de pesquisas bibliográficas e análise do filme já mencionado, seu enredo de modo geral, articulando o assunto mostrado com as teorias sobre educação e cinema para a formação de sujeitos e produção de conhecimentos. A história é baseada em fatos reais, porém a torna-se pouco verossímil, quando ocorre a fusão do mundo real com o mundo virtual. Contudo, consideramos a análise como o início de incentivo a investigar o que as obras fílmicas tentam nos informar acerca de determinado tema, já que é indispensável o olhar reflexivo ao que, culturalmente, é disseminado no meio social para a formação de sujeitos.