Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DOS CONTEXTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DO ENSINO DA ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MAANAUS: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO DE ARTES, INCLUSÃO X EXCLUSÃO Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que teve por objetivo analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino da Arte, visando à compreensão das políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, em tempos de inclusão. Entende-se que na trajetória do ensino até os dias atuais, foram necessárias várias alterações na prática escolar e até mesmo na legislação. Frente a essa realidade, restou identificar se o ensino atual e as políticas públicas e de governo tem correspondido, tomando como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento da Educação, contextualizando assim os aspectos históricos, políticos e educacionais do ensino da arte, no município de Manaus/AM, buscando entender como aconteceu a reestruturação curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação com a resolução nº 09 de 17 de dezembro de 2009. O tratamento dos resultados da pesquisa teve como base no método dialético, tendo como coleta e analise de dados à pesquisa documental. Dessa forma, buscou-se a partir da interpretação e entendimento da legislação educacional e da contextualização do ensino da Arte, apontar perspectivas de inclusão possibilitada por uma necessária reestruturação curricular do ensino da Arte nas escolas municipais de Manaus-Amazonas.

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