Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que teve por objetivo analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino da Arte, visando à compreensão das políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, em tempos de inclusão. Entende-se que na trajetória do ensino até os dias atuais, foram necessárias várias alterações na prática escolar e até mesmo na legislação. Frente a essa realidade, restou identificar se o ensino atual e as políticas públicas e de governo tem correspondido, tomando como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento da Educação, contextualizando assim os aspectos históricos, políticos e educacionais do ensino da arte, no município de Manaus/AM, buscando entender como aconteceu a reestruturação curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação com a resolução nº 09 de 17 de dezembro de 2009. O tratamento dos resultados da pesquisa teve como base no método dialético, tendo como coleta e analise de dados à pesquisa documental. Dessa forma, buscou-se a partir da interpretação e entendimento da legislação educacional e da contextualização do ensino da Arte, apontar perspectivas de inclusão possibilitada por uma necessária reestruturação curricular do ensino da Arte nas escolas municipais de Manaus-Amazonas.