Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ADAPTANDO PRÁTICAS A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR: TRABALHANDO GEOMETRIA E ROBÔTICA

Palavra-chaves: GEOMETRIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, NOVAS TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8480
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 4923
    "titulo" => "ADAPTANDO PRÁTICAS A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR: TRABALHANDO GEOMETRIA E ROBÔTICA"
    "resumo" => "As atividades docentes, que os professores de Matemática desenvolvem, atualmente, nas escolas pedem reflexão sobre as alternativas teórico-metodológicas para a utilização das novas tecnologias visando o ensino/aprendizagem dos alunos. Para esse elaboramos um projeto, pesquisamos bibliograficamente fundamentação teórica, artigos publicados, softwares e projetos vinculados à aprendizagem matemática em ambientes informatizados. Como conteúdo específico de matemática adotou-se a Geometria, devido às dificuldades comprovadas através de um questionário investigativo aplicado aos alunos do 6º ano da Educação Básica. Buscou-se uma introdução para o reconhecimento e caracterização das Formas Geométricas Espaciais utilizando-se de das construções de Robôs. Exploramos a evolução de construções arquitetônicas, com intenção de que aflorassem aos alunos questões que pudessem ser analisadas e discutidas referentes às diversas formas de abordagem da Geometria. Respaldado por diversos autores foram feitas atividades em que os alunos manipularam e construíram objetos geométricos (robôs), principalmente para variar suas posições, formando uma imagem mais completa de determinados conceitos. Esse trabalho enriqueceu tanto aos professores como aos alunos que dele se dispuseram, pois salientou um conhecimento contextualizado que gerou maior fixação e significação ao conteúdo abordado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_21_37_09_idinscrito_4923_156ee9464b4d31752f100a92ba17259f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE VIEIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE VIEIRA"
    "autor_email" => "aline_vtavares@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8480
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 4923
    "titulo" => "ADAPTANDO PRÁTICAS A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR: TRABALHANDO GEOMETRIA E ROBÔTICA"
    "resumo" => "As atividades docentes, que os professores de Matemática desenvolvem, atualmente, nas escolas pedem reflexão sobre as alternativas teórico-metodológicas para a utilização das novas tecnologias visando o ensino/aprendizagem dos alunos. Para esse elaboramos um projeto, pesquisamos bibliograficamente fundamentação teórica, artigos publicados, softwares e projetos vinculados à aprendizagem matemática em ambientes informatizados. Como conteúdo específico de matemática adotou-se a Geometria, devido às dificuldades comprovadas através de um questionário investigativo aplicado aos alunos do 6º ano da Educação Básica. Buscou-se uma introdução para o reconhecimento e caracterização das Formas Geométricas Espaciais utilizando-se de das construções de Robôs. Exploramos a evolução de construções arquitetônicas, com intenção de que aflorassem aos alunos questões que pudessem ser analisadas e discutidas referentes às diversas formas de abordagem da Geometria. Respaldado por diversos autores foram feitas atividades em que os alunos manipularam e construíram objetos geométricos (robôs), principalmente para variar suas posições, formando uma imagem mais completa de determinados conceitos. Esse trabalho enriqueceu tanto aos professores como aos alunos que dele se dispuseram, pois salientou um conhecimento contextualizado que gerou maior fixação e significação ao conteúdo abordado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_21_37_09_idinscrito_4923_156ee9464b4d31752f100a92ba17259f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE VIEIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE VIEIRA"
    "autor_email" => "aline_vtavares@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

As atividades docentes, que os professores de Matemática desenvolvem, atualmente, nas escolas pedem reflexão sobre as alternativas teórico-metodológicas para a utilização das novas tecnologias visando o ensino/aprendizagem dos alunos. Para esse elaboramos um projeto, pesquisamos bibliograficamente fundamentação teórica, artigos publicados, softwares e projetos vinculados à aprendizagem matemática em ambientes informatizados. Como conteúdo específico de matemática adotou-se a Geometria, devido às dificuldades comprovadas através de um questionário investigativo aplicado aos alunos do 6º ano da Educação Básica. Buscou-se uma introdução para o reconhecimento e caracterização das Formas Geométricas Espaciais utilizando-se de das construções de Robôs. Exploramos a evolução de construções arquitetônicas, com intenção de que aflorassem aos alunos questões que pudessem ser analisadas e discutidas referentes às diversas formas de abordagem da Geometria. Respaldado por diversos autores foram feitas atividades em que os alunos manipularam e construíram objetos geométricos (robôs), principalmente para variar suas posições, formando uma imagem mais completa de determinados conceitos. Esse trabalho enriqueceu tanto aos professores como aos alunos que dele se dispuseram, pois salientou um conhecimento contextualizado que gerou maior fixação e significação ao conteúdo abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.