Esse trabalho versa sobre o cenário da Educação Inclusiva na Rede Profissional de Ensino, mais especificamente o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia-Centro. Tem como principal objetivo a divulgação das ações para a criação e consolidação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas NAPNE, inserindo o Campus Uberlândia-Centro no interior da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, a fim de conhecer e atender as necessidades dos estudantes, bem como parte das ações para implementação do núcleo, fora realizado um questionário com os alunos dos cursos de: licenciatura em computação, tecnologia em logística, tecnologia em sistemas para internet, técnico em informática para internet.A partir dos resultados preliminares, várias ações foram realizadas pelo NAPNE, do ponto de vista educacional, pedagógico, psicológico e social, para que todo este processo seja acompanhado e compreendido por uma pesquisa qualitativa, pois esses resultados explicitaram quais são as deficiências, transtornos e dificuldades dos discentes, possibilitando assim discussões e reorganização de nossa prática pedagógica. Esperamos que com a consolidação do NAPNE, o processo de escolarização seja fundamentado em um currículo comprometido com a diversidade de seus estudantes, bem como com a formação integral destes, vindo a contemplar a todos especiais ou não, havendo a flexibilização de conteúdos, objetivos e de critérios de avaliação entre outros aspectos, respeitando assim as individualidades de cada estudante do contexto escolar.