DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA
0 of 0"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 84684 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. ◀O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE ▶" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1542_26102021174655.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE MITZI DE OLIVEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE MITZI" "autor_email" => "mitziisabelleot@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 84684 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. ◀O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE ▶" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1542_26102021174655.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE MITZI DE OLIVEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE MITZI" "autor_email" => "mitziisabelleot@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }