Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR

Palavra-chaves: CUIDADOR, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8405
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1563
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no Bairro de MangabeiraVII, município de João Pessoa – PB. Onde foram entrevistados seis cuidadores, com formação em pedagogia e biologia, atuantes no exercício de cuidador de crianças com algum tipo de deficiência na unidade escolar em que atuam,utilizando como principal critério de escolha o tempo de exercício da função de cuidador, sendo considerada a experiência acima de 12 meses o critério de escolha dos entrevistados. Com o propósito de analisar as perspectivas da unidade escolar para a realidade da inclusão do aluno com deficiência ancorada na figura do professor/cuidador.Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, onde os profissionais poderiam justificar suas respostas. E através destas verificar se a escola dispõe de infraestrutura, Recursos didáticos, acessibilidade e profissionais capacitados, permitindo a inclusão desses estudantes. Os resultados obtidos mostraram que a escola dispõe desses componentes, e profissionais capacitados para lidar com essas especialidades, onde os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializar. Mas de acordo com alguns profissionais, a escola ainda necessita de melhorias na estrutura física, e alguns objetos, como mesas para os estudantes, e material didático, que alguns indagam a necessidade de mais investimentos, para atender a todos os tipos de deficiência presente na escola. Com essas melhorias pode-se realizar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desses alunos, tornando uma ação pedagógica inclusiva.PALAVRAS CHAVE: Cuidador, Educação, InclusãoABSTRACTThis study was conducted at the Municipal School for Primary Education Piragibe Indio, located in District MangabeiraVII, João Pessoa - PB. Which were interviewed six caregivers with training in pedagogy and biology, acting in the exercise of caregivers of children with a disability in the school unit where they work, using as main criterion for choosing the time of exercise of the function of caregiver, being considered experience above 12 months, the criterion for choosing the respondents. With the purpose of analyzing the prospects of school unit to the reality of inclusion of students with disabilities anchored in the figure of the teacher / caregiver. To survey the knowledge of professionals, we used a questionnaire with open-ended questions, where professionals could justify their responses. And through these to check if the school has infrastructure, teaching resources, accessibility and trained professionals, enabling the inclusion of these students. The results showed that the school has these components, and able to handle these specialties, where they participate in continuing training, aiming to better specialize professionals. But according to some professionals, the school still needs improvement in the physical structure, and some objects, like desks for students and learning materials, some inquire the need for more investment to meet all types of disabilities in the present school. With these improvements we can achieve better learning and skills development of the students by making an inclusive pedagogical action.KEY WORDS: Caregiver, Education, Inclusion."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "CUIDADOR, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_18_09_17_idinscrito_1684_a46005b3b98068005a4610ad9d6ce847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA"
    "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8405
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1563
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no Bairro de MangabeiraVII, município de João Pessoa – PB. Onde foram entrevistados seis cuidadores, com formação em pedagogia e biologia, atuantes no exercício de cuidador de crianças com algum tipo de deficiência na unidade escolar em que atuam,utilizando como principal critério de escolha o tempo de exercício da função de cuidador, sendo considerada a experiência acima de 12 meses o critério de escolha dos entrevistados. Com o propósito de analisar as perspectivas da unidade escolar para a realidade da inclusão do aluno com deficiência ancorada na figura do professor/cuidador.Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, onde os profissionais poderiam justificar suas respostas. E através destas verificar se a escola dispõe de infraestrutura, Recursos didáticos, acessibilidade e profissionais capacitados, permitindo a inclusão desses estudantes. Os resultados obtidos mostraram que a escola dispõe desses componentes, e profissionais capacitados para lidar com essas especialidades, onde os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializar. Mas de acordo com alguns profissionais, a escola ainda necessita de melhorias na estrutura física, e alguns objetos, como mesas para os estudantes, e material didático, que alguns indagam a necessidade de mais investimentos, para atender a todos os tipos de deficiência presente na escola. Com essas melhorias pode-se realizar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desses alunos, tornando uma ação pedagógica inclusiva.PALAVRAS CHAVE: Cuidador, Educação, InclusãoABSTRACTThis study was conducted at the Municipal School for Primary Education Piragibe Indio, located in District MangabeiraVII, João Pessoa - PB. Which were interviewed six caregivers with training in pedagogy and biology, acting in the exercise of caregivers of children with a disability in the school unit where they work, using as main criterion for choosing the time of exercise of the function of caregiver, being considered experience above 12 months, the criterion for choosing the respondents. With the purpose of analyzing the prospects of school unit to the reality of inclusion of students with disabilities anchored in the figure of the teacher / caregiver. To survey the knowledge of professionals, we used a questionnaire with open-ended questions, where professionals could justify their responses. And through these to check if the school has infrastructure, teaching resources, accessibility and trained professionals, enabling the inclusion of these students. The results showed that the school has these components, and able to handle these specialties, where they participate in continuing training, aiming to better specialize professionals. But according to some professionals, the school still needs improvement in the physical structure, and some objects, like desks for students and learning materials, some inquire the need for more investment to meet all types of disabilities in the present school. With these improvements we can achieve better learning and skills development of the students by making an inclusive pedagogical action.KEY WORDS: Caregiver, Education, Inclusion."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA."
    "palavra_chave" => "CUIDADOR, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_18_09_17_idinscrito_1684_a46005b3b98068005a4610ad9d6ce847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA ALCANTARA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALCANTARA"
    "autor_email" => "raissaalcantara19@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no Bairro de MangabeiraVII, município de João Pessoa – PB. Onde foram entrevistados seis cuidadores, com formação em pedagogia e biologia, atuantes no exercício de cuidador de crianças com algum tipo de deficiência na unidade escolar em que atuam,utilizando como principal critério de escolha o tempo de exercício da função de cuidador, sendo considerada a experiência acima de 12 meses o critério de escolha dos entrevistados. Com o propósito de analisar as perspectivas da unidade escolar para a realidade da inclusão do aluno com deficiência ancorada na figura do professor/cuidador.Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, onde os profissionais poderiam justificar suas respostas. E através destas verificar se a escola dispõe de infraestrutura, Recursos didáticos, acessibilidade e profissionais capacitados, permitindo a inclusão desses estudantes. Os resultados obtidos mostraram que a escola dispõe desses componentes, e profissionais capacitados para lidar com essas especialidades, onde os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializar. Mas de acordo com alguns profissionais, a escola ainda necessita de melhorias na estrutura física, e alguns objetos, como mesas para os estudantes, e material didático, que alguns indagam a necessidade de mais investimentos, para atender a todos os tipos de deficiência presente na escola. Com essas melhorias pode-se realizar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desses alunos, tornando uma ação pedagógica inclusiva.PALAVRAS CHAVE: Cuidador, Educação, InclusãoABSTRACTThis study was conducted at the Municipal School for Primary Education Piragibe Indio, located in District MangabeiraVII, João Pessoa - PB. Which were interviewed six caregivers with training in pedagogy and biology, acting in the exercise of caregivers of children with a disability in the school unit where they work, using as main criterion for choosing the time of exercise of the function of caregiver, being considered experience above 12 months, the criterion for choosing the respondents. With the purpose of analyzing the prospects of school unit to the reality of inclusion of students with disabilities anchored in the figure of the teacher / caregiver. To survey the knowledge of professionals, we used a questionnaire with open-ended questions, where professionals could justify their responses. And through these to check if the school has infrastructure, teaching resources, accessibility and trained professionals, enabling the inclusion of these students. The results showed that the school has these components, and able to handle these specialties, where they participate in continuing training, aiming to better specialize professionals. But according to some professionals, the school still needs improvement in the physical structure, and some objects, like desks for students and learning materials, some inquire the need for more investment to meet all types of disabilities in the present school. With these improvements we can achieve better learning and skills development of the students by making an inclusive pedagogical action.KEY WORDS: Caregiver, Education, Inclusion.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.