A CAMUFLAGEM ÉTNICA NA AUTORA POTIGUAR AUTA DE SOUZAJosenildo Pinheiro da Silva(Autor)Gleison Ruan Alexandre de Oliveira Ivanilda Maria FreireElvira Bezerra Pessoa (Orientadora)Maria da Glória da SilvaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteE-mail: zonzeira@bol.com.brRESUMOConsiderando que a literatura é transcendental e preocupar-se com a simples classificação de uma obra é negar-lhe este aspecto, não se pretende aqui enquadrar a produção da autora potiguar Auta de Souza como literatura negra, mas verificar quais os aspectos dessa vertente que se fazem presentes em sua poesia. A proposta aqui é transpor a candura do universo feminino, objetivando investigar os aspectos afrodescendentes presentes na obra da poetisa, verificando sob que perspectiva a autora se posiciona acerca disso: se afirmando ou negando essa posição. Para tanto, utilizou-se da abordagem crítico-reflexiva, utilizando-se do método hipotético-dedutivo. O estudo partiu da análise do único livro da autora – o Horto, pautando-se nos estudos de Bhabha, Bernd, Evaristo, Fonseca e Carvalho. A partir do estudo realizado, percebeu-se que a obra autaniana está repleta de elementos alegóricos que nos remetem à reflexão acerca da perspectiva sob a qual a autora lida com as questões da negritude. Concluiu-se que ela apresenta um aspecto de camuflagem étnico-racial, entendido por alguns autores como atalhamento étnico, o que não significa dizer que isso aumenta ou diminui a produção de Auta de Souza, visto que a obra dela transcende aos estereótipos da feminilidade e do texto rude a que esteve submetida, fazendo com que a sua obra tenha injustamente ficado à margem das discussões acadêmicas e do cânone literário. Espera-se que as reflexões suscitadas aqui possam servir para impulsionar novas indagações que vislumbrem outras perspectivas acerca da produção da autora em estudo. PALAVRAS CHAVE:Afrodescendência, condição, camuflagem étnica.