O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69180 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 4187 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS, WHATSAPP, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4187_19082020121842.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA" "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69180 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 4187 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O PROGRESSO E AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM OS AVAN?OS TECNOL?GICOS PROVOCARAM MUDAN?AS NOS MEIOS DE COMUNICA??O E INFORMA??O ATINGINDO DIVERSAS ?REAS PRINCIPALMENTE A EDUCACIONAL. SENDO CADA VEZ MAIS COMUNS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE DOS JOVENS E ADOLESCENTES QUE J? NASCERAM INSERIDOS NA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, CABE A ESCOLA E AOS PROFESSORES BUSCAR PR?TICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE O MOMENTO ATUAL, SE FAVORECENDO DA PROXIMIDADE QUE O ALUNO POSSUI EM RELA??O AOS APARATOS TECNOL?GICOS E AS MAIS DIVERSIFICADAS REDES SOCIAIS. COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA AS REDES SOCIAIS T?M-SE MOSTRADO BASTANTE, VI?VEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES E ALUNOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR AS REDES SOCIAIS NO ESPA?O ESCOLAR COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR A APLICABILIDADE DO APLICATIVO WHATSAPP E AS SUAS CONTRIBUI??ES NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM ?NFASE PARA O, 8? E O 1? ANO DO ENSINO M?DIO, VISTO QUE ABORDAM ASSUNTOS DE DIF?CIL COMPREENS?O, RELACIONADOS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, CITOLOGIA, DENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA LEVANTAMENTO DE REFER?NCIAS TE?RICAS POR MEIO DO GOOGLE ACAD?MICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA EVIDENCIOU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS A IMPLEMENTA??O DO APLICATIVO WHATSAPP NO MEIO EDUCACIONAL, POSSIBILITANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DA AQUISI??O DOS CONHECIMENTOS, RETIRADAS DE D?VIDAS, DEBATES E DISCUSS?ES. NO ENTANTO, AINDA ? NECESS?RIO O INCENTIVO A ADO??O DESSAS MEDIDAS DENTRO DA PR?TICA ESCOLAR E DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, REDES SOCIAIS, WHATSAPP, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4187_19082020121842.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA" "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }