DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68292 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2487 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RESSIGNIFICAÇÃO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO REMOTA, TECNOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILLE ARAUJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KAMILLE DUARTE" "autor_email" => "kamillearaujo12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68292 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2487 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RESSIGNIFICAÇÃO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO REMOTA, TECNOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILLE ARAUJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KAMILLE DUARTE" "autor_email" => "kamillearaujo12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }