MUITAS VEZES A EDUCAÇÃO AINDA UTILIZA UM ENSINO TRADICIONAL, ONDE APENAS OS PROFESSORES TRANSMITEM CONHECIMENTO, SEM PROCURAR INTERAGIR COM OS ALUNOS. DEVIDO A SITUAÇÕES COMO ESSAS, VÁRIOS ALUNOS PERDEM O INTERESSE PELO CONTEÚDO E PELAS AULAS, POIS NÃO UTILIZAM NOVOS RECURSOS NAS SUAS AULAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE, DESCREVER A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, COM USO DE MAQUETES EM SALA DE AULA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PI, DURANTE O PERÍODO DE OUTUBRO DE 2018 À JULHO DE 2019 COM OS ALUNOS DO 6º E 7º ANO. INICIALMENTE FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO DA ESCOLA COMO UM TODO. DENTRE OS ASSUNTOS A SEREM DISCUTIDOS EM SALA, SELECIONAMOS “SISTEMA SOLAR” PARA A ELABORAÇÃO DE UMA MAQUETE ILUSTRATIVA. DURANTE O PERÍODO QUE ESTE TEMA FOI ABORDADO NAS AULAS DOS PROFESSORES, UTILIZAMOS ESTA MAQUETE COMO UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DO TEMA. OS RESULTADOS COMPROVAM QUE A PARTIR DO USO DE NOVOS MÉTODOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS, OS ALUNOS ADQUIREM UM CONHECIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO NO ENSINO, POIS OS ESTUDANTES SE MOSTRARAM MOTIVADOS E MAIS INTERESSADOS, DEMOSTRANDO INTERESSE PELA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO APRENDIZADO. UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DESTA METODOLOGIA FOI PERCEBER A PARTICULARIDADE DE CADA ALUNO AO INTERAGIR DURANTE AS AULAS. ISSO TORNA PRAZEROSO PARA O PROFESSOR QUE NÃO ENXERGA A TURMA COMO APENAS ESPECTADORES E SIM COMO APRENDIZES.