Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FAUZER BUCAR, FLORIANO – PI

Palavra-chaves: LICENCIATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID, PIAUÍ Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61546
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5238
    "inscrito_id" => 13528
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FAUZER BUCAR, FLORIANO – PI"
    "resumo" => "ESTE TEXTO RELATA AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA DA UFPI-CAFS, UM TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO DESDE 2010, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA QUE LICENCIANDOS EXPERIMENTEM E DESENVOLVAM HABILIDADES DOCENTES COM BASE NA PRÁTICA REAL ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE FLORIANO-PI, COM BASE EM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS DE ABSTRAÇÃO COMPLEXA, NORMALMENTE ABORDADOS DE FORMA EXCESSIVAMENTE TEÓRICA E DESCONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE DO COTIDIANA DOS ALUNOS. COM OBJETIVO DE CAPACITAR MELHOR OS FUTUROS DOCENTES E DE ESTIMULAR O INTERESSE DOS PROFESSORES E DISCENTES DE ENSINO MÉDIO PELO CONTEÚDO E PELA EXECUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE MODO ACESSÍVEL E PRÁTICO FORAM MINISTRADAS AULAS PRÁTICAS SOBRE UMA VARIEDADE DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. UTILIZARAM-SE SEMPRE MATERIAIS SIMPLES, BAIXO CUSTO E DE SIMPLES AQUISIÇÃO. INICIATIVAS SIMILARES VISAM ESTIMULAR POSTURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS DE SUAS AÇÕES NOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM, LEVANDO DOCENTES A QUESTIONAR O PORQUÊ DA MANUTENÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE INEFICAZES E INCAPAZES DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID, PIAUÍ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13528_02102019150412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO NORA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA, R. NORA"
    "autor_email" => "noralima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61546
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5238
    "inscrito_id" => 13528
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FAUZER BUCAR, FLORIANO – PI"
    "resumo" => "ESTE TEXTO RELATA AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA DA UFPI-CAFS, UM TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO DESDE 2010, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA QUE LICENCIANDOS EXPERIMENTEM E DESENVOLVAM HABILIDADES DOCENTES COM BASE NA PRÁTICA REAL ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE FLORIANO-PI, COM BASE EM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS DE ABSTRAÇÃO COMPLEXA, NORMALMENTE ABORDADOS DE FORMA EXCESSIVAMENTE TEÓRICA E DESCONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE DO COTIDIANA DOS ALUNOS. COM OBJETIVO DE CAPACITAR MELHOR OS FUTUROS DOCENTES E DE ESTIMULAR O INTERESSE DOS PROFESSORES E DISCENTES DE ENSINO MÉDIO PELO CONTEÚDO E PELA EXECUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE MODO ACESSÍVEL E PRÁTICO FORAM MINISTRADAS AULAS PRÁTICAS SOBRE UMA VARIEDADE DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. UTILIZARAM-SE SEMPRE MATERIAIS SIMPLES, BAIXO CUSTO E DE SIMPLES AQUISIÇÃO. INICIATIVAS SIMILARES VISAM ESTIMULAR POSTURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS DE SUAS AÇÕES NOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM, LEVANDO DOCENTES A QUESTIONAR O PORQUÊ DA MANUTENÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE INEFICAZES E INCAPAZES DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID, PIAUÍ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13528_02102019150412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIO NORA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA, R. NORA"
    "autor_email" => "noralima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TEXTO RELATA AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA DA UFPI-CAFS, UM TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO DESDE 2010, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA QUE LICENCIANDOS EXPERIMENTEM E DESENVOLVAM HABILIDADES DOCENTES COM BASE NA PRÁTICA REAL ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE FLORIANO-PI, COM BASE EM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS DE ABSTRAÇÃO COMPLEXA, NORMALMENTE ABORDADOS DE FORMA EXCESSIVAMENTE TEÓRICA E DESCONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE DO COTIDIANA DOS ALUNOS. COM OBJETIVO DE CAPACITAR MELHOR OS FUTUROS DOCENTES E DE ESTIMULAR O INTERESSE DOS PROFESSORES E DISCENTES DE ENSINO MÉDIO PELO CONTEÚDO E PELA EXECUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE MODO ACESSÍVEL E PRÁTICO FORAM MINISTRADAS AULAS PRÁTICAS SOBRE UMA VARIEDADE DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. UTILIZARAM-SE SEMPRE MATERIAIS SIMPLES, BAIXO CUSTO E DE SIMPLES AQUISIÇÃO. INICIATIVAS SIMILARES VISAM ESTIMULAR POSTURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS DE SUAS AÇÕES NOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM, LEVANDO DOCENTES A QUESTIONAR O PORQUÊ DA MANUTENÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE INEFICAZES E INCAPAZES DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE SEUS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.