O BRASIL AINDA APRESENTA ÍNDICES SIGNIFICATIVOS DE PESSOAS ANALFABETAS E ILETRADAS, ISSO SIGNIFICA QUE O NÚMERO DE PESSOAS, JOVENS E ADULTOS QUE NÃO FAZEM USO ADEQUADO DOS CONHECIMENTOS FORMAIS É ALGO ALARMANTE. NESSE SENTIDO, A MODALIDADE EJA SURGE COMO UMA POSSIBILIDADE DE REALIZAR E AMPLIAR A FORMAÇÃO ESCOLAR, APROPRIANDO-SE DE CONHECIMENTOS E SABERES NECESSÁRIOS PARA DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS, MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E CONTRIBUIR COM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. COM ISSO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR DE QUE MODO PROFESSORES E ALUNOS DE UMA TURMA EJA CONCEBEM ESSA MODALIDADE DE ENSINO. PARA CONHECER ESSA MODALIDADE FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O ESTUDO ELENCOU AS EXPRESSIVIDADES SUBJETIVAS DOS SUJEITOS A RESPEITO DE INÚMERAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO PROCESSO PEDAGÓGICO DESSA MODALIDADE. CONCLUI-SE QUE A REALIZAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS ACERCA DESSA QUESTÃO É RELEVANTE PELO FATO DE ACRESCENTAR NOVOS SABERES E DISCUSSÕES A ÁREA SUPRACITADA ACIMA.