A LITERATURA AFRO-FRANCÓFONA NAS AULAS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE): MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5812 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1057 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-FRANCÓFONA NAS AULAS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE): MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Considerando a complexidade metodológica do ensino de FLE em meio exolingue, essa pesquisa analisa o uso da literatura nesse contexto, uma vez que ela fornece importantes contribuições para a formação linguística em FLE. Nesse sentido, refletiremos sobre o uso da literatura afro-francófona no processo de ensino-aprendizagem de FLE, analisando o conto Le chien et la poule a fim de observar como este pode contribuir na fomentação de tal processo. Para tanto, buscamos fundamentação nos estudos de Martinez (1996) e Windmüller (2011); nas reflexões de Poslaniec (2002), Pinheiro-Mariz (2007) e Shrivastava (2010), bem como no CECRL (2001). Os resultados mostram que o conto em questão oferece uma série de elementos linguísticos e interculturais que são indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de FLE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões" "palavra_chave" => "FLE, LITERATURA AFRO-FRANCÓFONA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_09_49_22_idinscrito_1057_81563ce2e11271ae18c546cbe1fd1948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA RODRIGUES FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jejeflorenciotj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5812 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1057 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-FRANCÓFONA NAS AULAS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE): MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Considerando a complexidade metodológica do ensino de FLE em meio exolingue, essa pesquisa analisa o uso da literatura nesse contexto, uma vez que ela fornece importantes contribuições para a formação linguística em FLE. Nesse sentido, refletiremos sobre o uso da literatura afro-francófona no processo de ensino-aprendizagem de FLE, analisando o conto Le chien et la poule a fim de observar como este pode contribuir na fomentação de tal processo. Para tanto, buscamos fundamentação nos estudos de Martinez (1996) e Windmüller (2011); nas reflexões de Poslaniec (2002), Pinheiro-Mariz (2007) e Shrivastava (2010), bem como no CECRL (2001). Os resultados mostram que o conto em questão oferece uma série de elementos linguísticos e interculturais que são indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de FLE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões" "palavra_chave" => "FLE, LITERATURA AFRO-FRANCÓFONA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_09_49_22_idinscrito_1057_81563ce2e11271ae18c546cbe1fd1948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA RODRIGUES FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jejeflorenciotj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }