CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA SOBRE SÍNDROME DE TOURETTE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44466 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 2272 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA SOBRE SÍNDROME DE TOURETTE" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise do filme ‘O Primeiro da Classe’ a partir do embasamento teórico oriundo das discussões sobre Psicologia e Educação Inclusiva. O filme retrata a história real de vida de Brad Cohen, um jovem norte-americano que apresenta a Síndrome de Tourette. Durante sua infância, Brad conviveu com a Síndrome sem que houvesse um diagnóstico, o que lhe causou grande desconforto e dificuldades na vida escolar, pois o corpo docente e estudantil não o respeitava, praticando represálias e bullying quando o mesmo era acometido pelos tiques sonoros e musculares característicos da Síndrome. É possível observar o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo dos anos, bem como seus desafios e modos de enfrentamento. Como metodologia, foram selecionados trechos do filme que suscitam o diálogo direto com o paradigma da inclusão, sobretudo ao que concerne à educação inclusiva, levando em consideração alguns aspectos da legislação brasileira que puderam ser associados e as construções teóricas que fomentam a discussão da inclusão na sociedade contemporânea. Como trata-se de uma história real, acredita-se que tal análise possa levantar discussões pertinentes e aplicáveis ao cotidiano escolar de crianças em situação semelhante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE TOURETTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID2272_10082018175933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYTON JOSE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLEYTON SILVA" "autor_email" => "kslaffer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44466 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 2272 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSTRUÍDAS A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA SOBRE SÍNDROME DE TOURETTE" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise do filme ‘O Primeiro da Classe’ a partir do embasamento teórico oriundo das discussões sobre Psicologia e Educação Inclusiva. O filme retrata a história real de vida de Brad Cohen, um jovem norte-americano que apresenta a Síndrome de Tourette. Durante sua infância, Brad conviveu com a Síndrome sem que houvesse um diagnóstico, o que lhe causou grande desconforto e dificuldades na vida escolar, pois o corpo docente e estudantil não o respeitava, praticando represálias e bullying quando o mesmo era acometido pelos tiques sonoros e musculares característicos da Síndrome. É possível observar o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo dos anos, bem como seus desafios e modos de enfrentamento. Como metodologia, foram selecionados trechos do filme que suscitam o diálogo direto com o paradigma da inclusão, sobretudo ao que concerne à educação inclusiva, levando em consideração alguns aspectos da legislação brasileira que puderam ser associados e as construções teóricas que fomentam a discussão da inclusão na sociedade contemporânea. Como trata-se de uma história real, acredita-se que tal análise possa levantar discussões pertinentes e aplicáveis ao cotidiano escolar de crianças em situação semelhante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE TOURETTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID2272_10082018175933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYTON JOSE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLEYTON SILVA" "autor_email" => "kslaffer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }