RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO TRAJETO “DISCENTE-MONITOR” NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22175 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 11651 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO TRAJETO “DISCENTE-MONITOR” NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA" "resumo" => "Este artigo descreve a experiência de monitoria na disciplina de Didática vinculada ao curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente. Compreende-se a atividade de monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que amplia os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionado experiências singulares ao monitor, discentes da disciplina e orientador.A experiência com a monitoria na formação do discente/monitor se configura em mais um dos ricos movimentos que o processo de formação pode possibilitar para as aprendizagens ainda durante o processo de formação docente. Será apresentada a dinâmica do processo de construção do planejamento da monitoria, que levou em consideração as particularidades observadas dos discentes que foram assistidos por monitor e orientadora, assim como as reconstruções e reconciliações de conhecimento feitas pelo monitor junto à orientadora tornando a experiência uma construção colaborativa de conhecimento. Como também serão relatadas as atividades desenvolvidas a partir do planejamento. A escrita se deu por meio do diálogo entre monitor e orientadora objetivando expressar as reflexões que o processo vivido produziu nesta prática específica e na formação acadêmica.O relato está dividido em duas partes, de maneira que mostre a trajetória completa, desde a experiência como discente da disciplina, e o que isso acrescentou e como pode embasar a experiência de monitoria. Até a experiência de monitoria em si, mostrando as atividades desenvolvidas, objetivos, dificuldades e aprendizagens. Busca-se ainda, relatar a importância da monitoria na formação docente, como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, PLANEJAMENTO REFLEXIVO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11651_15082016174609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FERREIRA RUFINO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO RUFINO" "autor_email" => "leonardof.rufino@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22175 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 11651 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO TRAJETO “DISCENTE-MONITOR” NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA" "resumo" => "Este artigo descreve a experiência de monitoria na disciplina de Didática vinculada ao curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente. Compreende-se a atividade de monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que amplia os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionado experiências singulares ao monitor, discentes da disciplina e orientador.A experiência com a monitoria na formação do discente/monitor se configura em mais um dos ricos movimentos que o processo de formação pode possibilitar para as aprendizagens ainda durante o processo de formação docente. Será apresentada a dinâmica do processo de construção do planejamento da monitoria, que levou em consideração as particularidades observadas dos discentes que foram assistidos por monitor e orientadora, assim como as reconstruções e reconciliações de conhecimento feitas pelo monitor junto à orientadora tornando a experiência uma construção colaborativa de conhecimento. Como também serão relatadas as atividades desenvolvidas a partir do planejamento. A escrita se deu por meio do diálogo entre monitor e orientadora objetivando expressar as reflexões que o processo vivido produziu nesta prática específica e na formação acadêmica.O relato está dividido em duas partes, de maneira que mostre a trajetória completa, desde a experiência como discente da disciplina, e o que isso acrescentou e como pode embasar a experiência de monitoria. Até a experiência de monitoria em si, mostrando as atividades desenvolvidas, objetivos, dificuldades e aprendizagens. Busca-se ainda, relatar a importância da monitoria na formação docente, como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, PLANEJAMENTO REFLEXIVO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11651_15082016174609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FERREIRA RUFINO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO RUFINO" "autor_email" => "leonardof.rufino@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }