AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20344 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 3821 "titulo" => "AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA" "resumo" => "No decorrer dos últimos 20 anos, aumentou a expansão dos cursos técnicos, por ser uma modalidade de curta duração, onde os estudantes buscam se qualificar para o mercado de trabalho. Sendo assim, é uma maneira rápida de se inserir no mercado. Nessa perspectiva, o Instituto Federal do Piauí Campus Angical oferece os seguintes cursos: Administração, Alimentos e Informática este último é o nosso foco de estudo. Nessa perspectiva o presente trabalho busca compreender como o curso técnico em informática do IFPI – Campus Angical tem atendido o seu público de estudantes no que diz respeito a qualificação para a inserção no mercado de trabalho. Como percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 (quatorze) estudantes do curso técnico em informática acerca da formação desses estudantes e o que se constatou é que cerca de 55% dos estudantes entrevistados afirmaram que não pretendem seguir carreira na área, e já 45% afirmam que desejam seguir carreira na área da informática. No entanto o que se percebe é que hoje há muitas instituições de ensino que ofertam uma quantidade considerável de cursos, entretanto algumas delas não se preocupam na qualidade e sim na quantidade de cursos ofertados, nesse sentido é que muitos estudantes não estão satisfeitos, pois conseguem a tão sonhada formação mais perdem espaço no mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CURSO TÉCNICO, INFORMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3821_06082016192915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "PABLICIO CARLOS" "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPI-CAMPUS ANGICAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20344 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 3821 "titulo" => "AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA" "resumo" => "No decorrer dos últimos 20 anos, aumentou a expansão dos cursos técnicos, por ser uma modalidade de curta duração, onde os estudantes buscam se qualificar para o mercado de trabalho. Sendo assim, é uma maneira rápida de se inserir no mercado. Nessa perspectiva, o Instituto Federal do Piauí Campus Angical oferece os seguintes cursos: Administração, Alimentos e Informática este último é o nosso foco de estudo. Nessa perspectiva o presente trabalho busca compreender como o curso técnico em informática do IFPI – Campus Angical tem atendido o seu público de estudantes no que diz respeito a qualificação para a inserção no mercado de trabalho. Como percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 (quatorze) estudantes do curso técnico em informática acerca da formação desses estudantes e o que se constatou é que cerca de 55% dos estudantes entrevistados afirmaram que não pretendem seguir carreira na área, e já 45% afirmam que desejam seguir carreira na área da informática. No entanto o que se percebe é que hoje há muitas instituições de ensino que ofertam uma quantidade considerável de cursos, entretanto algumas delas não se preocupam na qualidade e sim na quantidade de cursos ofertados, nesse sentido é que muitos estudantes não estão satisfeitos, pois conseguem a tão sonhada formação mais perdem espaço no mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CURSO TÉCNICO, INFORMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3821_06082016192915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "PABLICIO CARLOS" "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPI-CAMPUS ANGICAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }