Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU

Palavra-chaves: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÕES Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19971
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 2987
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho faz parte da minha pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para, através da metodologia de emergência de conceitos de Marcus Túlio Pinheiro, identificar elementos importantes a serem considerados, durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau. Foi aplicada em dois grupos de três alunos, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Salvador-Ba. As dificuldades encontradas pelos estudantes durante o estudo da álgebra, especificamente funções, a importância desse estudo para a prática da vida diária dos alunos e a possibilidade de minimizar os problemas gerados pela falta desses conhecimentos no decorrer do Ensino Médio e nos cursos de graduação, explica a necessidade de construção de sequências didáticas com propostas que possibilitem uma aprendizagem significativa. É necessário repensar o fazer pedagógico com o propósito de mudar e assim, construir sequências didáticas para o professor tê-las como referência para uma prática de sala de aula com embasamento teórico que dê sustentação aos métodos aplicados. Estes, devem atender a uma proposta baseada na resolução de problemas onde a investigação deverá estar sempre presente e o aluno é estimulado a conjecturar, experimentar, refletir e tirar suas próprias conclusões. Espera-se que esta sequência, seja a base para outras, construídas com o propósito de dar significado às fórmulas, equações, regras e procedimentos realizados durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2987_29072016214624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19971
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 2987
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho faz parte da minha pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para, através da metodologia de emergência de conceitos de Marcus Túlio Pinheiro, identificar elementos importantes a serem considerados, durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau. Foi aplicada em dois grupos de três alunos, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Salvador-Ba. As dificuldades encontradas pelos estudantes durante o estudo da álgebra, especificamente funções, a importância desse estudo para a prática da vida diária dos alunos e a possibilidade de minimizar os problemas gerados pela falta desses conhecimentos no decorrer do Ensino Médio e nos cursos de graduação, explica a necessidade de construção de sequências didáticas com propostas que possibilitem uma aprendizagem significativa. É necessário repensar o fazer pedagógico com o propósito de mudar e assim, construir sequências didáticas para o professor tê-las como referência para uma prática de sala de aula com embasamento teórico que dê sustentação aos métodos aplicados. Estes, devem atender a uma proposta baseada na resolução de problemas onde a investigação deverá estar sempre presente e o aluno é estimulado a conjecturar, experimentar, refletir e tirar suas próprias conclusões. Espera-se que esta sequência, seja a base para outras, construídas com o propósito de dar significado às fórmulas, equações, regras e procedimentos realizados durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2987_29072016214624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Este trabalho faz parte da minha pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para, através da metodologia de emergência de conceitos de Marcus Túlio Pinheiro, identificar elementos importantes a serem considerados, durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau. Foi aplicada em dois grupos de três alunos, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Salvador-Ba. As dificuldades encontradas pelos estudantes durante o estudo da álgebra, especificamente funções, a importância desse estudo para a prática da vida diária dos alunos e a possibilidade de minimizar os problemas gerados pela falta desses conhecimentos no decorrer do Ensino Médio e nos cursos de graduação, explica a necessidade de construção de sequências didáticas com propostas que possibilitem uma aprendizagem significativa. É necessário repensar o fazer pedagógico com o propósito de mudar e assim, construir sequências didáticas para o professor tê-las como referência para uma prática de sala de aula com embasamento teórico que dê sustentação aos métodos aplicados. Estes, devem atender a uma proposta baseada na resolução de problemas onde a investigação deverá estar sempre presente e o aluno é estimulado a conjecturar, experimentar, refletir e tirar suas próprias conclusões. Espera-se que esta sequência, seja a base para outras, construídas com o propósito de dar significado às fórmulas, equações, regras e procedimentos realizados durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.