A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HIDROLÂNDIA-GO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19826 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 8677 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HIDROLÂNDIA-GO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Hidrolândia-Go. A coleta de dados ocorreu por meio da observação de dez aulas de matemática, em uma turma de 9º Ano, na única escola da cidade que oferece a segunda fase do Ensino Fundamental. Um dos grandes desafios com que os professores se deparam é a de como organizar o ensino. Fundamentando-se na teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davydov, busca-se oferecer caminhos que possibilitem pensar o ensino da matemática e a formação de conceitos correlatos. Para Davydov (1988) é necessário que os alunos se apropriem dos procedimentos lógicos investigativos que constituem o objeto de estudo. Quando aprendem, portanto, os alunos devem reproduzir o conhecimento teórico vinculado ao objeto estudado. Nesse sentido, os resultados mostram o oposto. A falta de conexão entre os conceitos matemáticos, trabalhados em sala, apresentam indícios de formação, apenas, de conceitos empíricos, sendo priorizado, particularmente, o processo mecânico da álgebra. Isso nos desperta para a necessidade de capacitação dos professores de matemática da região, cujo foco seja a formação de conceitos matemáticos, e para isso, nos fundamentaremos na teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davydov." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, CAPACITAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8677_15082016162534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.melo@ifgoiano.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19826 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 8677 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HIDROLÂNDIA-GO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Hidrolândia-Go. A coleta de dados ocorreu por meio da observação de dez aulas de matemática, em uma turma de 9º Ano, na única escola da cidade que oferece a segunda fase do Ensino Fundamental. Um dos grandes desafios com que os professores se deparam é a de como organizar o ensino. Fundamentando-se na teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davydov, busca-se oferecer caminhos que possibilitem pensar o ensino da matemática e a formação de conceitos correlatos. Para Davydov (1988) é necessário que os alunos se apropriem dos procedimentos lógicos investigativos que constituem o objeto de estudo. Quando aprendem, portanto, os alunos devem reproduzir o conhecimento teórico vinculado ao objeto estudado. Nesse sentido, os resultados mostram o oposto. A falta de conexão entre os conceitos matemáticos, trabalhados em sala, apresentam indícios de formação, apenas, de conceitos empíricos, sendo priorizado, particularmente, o processo mecânico da álgebra. Isso nos desperta para a necessidade de capacitação dos professores de matemática da região, cujo foco seja a formação de conceitos matemáticos, e para isso, nos fundamentaremos na teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davydov." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, CAPACITAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8677_15082016162534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.melo@ifgoiano.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }