Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIALOGANDO COM A ESCOLA NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Embora nos últimos anos o processo de inclusão de alunos com deficiência nas séries iniciais do ensino fundamental tenha alcançado alguns avanços, nas séries finais do fundamental e no Ensino Médio ainda há muito a ser construído. Uma das barreiras para a concretização de uma educação inclusiva é a insuficiência de sua abordagem na formação docente. Nos currículos dos cursos de licenciatura as discussões sobre a inclusão de alunos com deficiência são ainda incipientes. Nesse sentido, as atividades de extensão têm se constituído em espaço para a introdução dos licenciandos de Ciências Biológicas da UFPE nos debates acerca do tema e em um lócus para a troca de experiências entre as escolas e a universidade. Este trabalho, que adota como referencial teórico os estudos sobre educação especial e inclusiva, tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de um evento de extensão que buscou favorecer a troca de conhecimentos entre os envolvidos no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência, com foco no ensino de Biologia/Ciências. O público-alvo prioritário foi constituído por discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE, professores de Ciências/Biologia e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede estadual de Pernambuco. A programação do evento incluiu minicursos, palestra, exposição de materiais didáticos inclusivos, apresentação de trabalhos, entre outras atividades. Os principais resultados apontam para a constituição de um espaço para a atualização dos docentes que já atuam nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e dos profissionais do AEE, conforme relato dos participantes. O evento também favoreceu a troca de experiências entre a escola de educação básica e a universidade e a sensibilização da comunidade acadêmica sobre o tema, contribuindo, assim, para a formação dos licenciandos.

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