Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO: A LEGISLAÇÃO COMO MOLA PROPULSORA PARA INCLUSÃO

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições dos Direitos Humanos ao direito à Educação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, para tanto se buscou por meio de uma pesquisa bibliográfica, como embasamento teórico os seguintes autores: Ihering (1992), Fischmann (2019), Mazzota (2015), Sarlet (2014), Bobbio (1997), Piaget (1991) além dos dispositivos legais as Constituições Federais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Declaração de Salamanca (1994), Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) entre outras. Por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, percebemos que foi uma grande iniciativa para a humanidade, pois dela brotou tantas outras iniciativas de leis. O ano de 1994 foi um marco para a inclusão escolar, com a publicação da Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais (UNESCO, 1994). Essas Declarações servem como um aporte para redirecionar o posicionamento dos países no mundo em detrimentos as leis e garantias individuais e coletivas em um país. Particularmente o Brasil, adotou assim como diversos outros países do mundo, esta nova visão de educação, com características mais inclusivas da qual incide nas legislações vigentes a ideia de que as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam ser incluídas em escolas de ensino regular. Nota-se que no que diz respeito à Educação, a proposta de Educação Inclusiva, tem a intenção de promover o bem estar aos cidadãos independente de suas limitações, atender a esse princípio, uma vez que traz em seu bojo a igualdade de oportunidades e a equidade.

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