Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA NO SISTEMA PRISIONAL

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA NO SISTEMA PRISIONAL Vanusa Ramos de Sousa 1 Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Buriti 2 RESUMO A construção de práticas pedagógicas qualificadoras do desenvolvimento de habilidades socioemocionais é uma tarefa complexa e dependente de uma série de questões, que vão desde a mediação didático-pedagógica em si até a articulação de estratégias voltadas ao protagonismo dos educandos enquanto sujeitos autônomos e ativos no processo de ensino-aprendizagem. Em espaços educacionais tensionados por contradições latentes, a exemplo da educação ofertada no sistema prisional brasileiro, os desafios se multiplicam e exigem a mobilização de práticas colaborativas que possam intervir positivamente na realidade dos sujeitos. Levando em conta esse quadro, no presente trabalho, que tem por base os contextos e conteúdos experenciados a partir da prática docente desenvolvida no sistema prisional do estado da Paraíba, especificamente no município de São João do Cariri, objetiva-se problematizar a construção de habilidades socioemocionais no limiar da educação inclusiva pautada na mobilização de práticas de ensino emancipatórias em Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, do ponto de vista metodológico, parte-se de uma abordagem qualitativa amparada em pesquisas bibliográficas e em pesquisa participante. Os resultados alcançados apontam que a prática docente na EJA no sistema prisional, quando mediada de forma a contribuir com a autonomia do educando, torna-se um importante instrumento para a formação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a população privada de liberdade, a qual pode ressignificar as próprias concepções acerca de sua reinserção na sociedade. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Sistema Prisional, Socioemocional. 1 Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, vanusaramosdesousa@gmail.com; 2 Professora orientadora: Doutora em Geogrfia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, martaburitigeo@gmail.com.

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