Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RECURSOS ESTRUTURADOS PARA FAVORECER A INCLUSÃO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA).

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este estudo surgiu a partir do trabalho desenvolvido pelas autoras na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, tendo em vista que atuam como técnicas pedagógicas, realizando o acompanhamento de Unidades Educacionais que atendem estudantes com Deficiências, Transtornos e Altas Habilidades/Superdotação em sala comum, bem como em Salas de Recursos Multifuncionais. Dessa forma, nossa inquietação ocorreu diante das interrogações de muitos educadores acerca do processo de adaptação de atividades para garantir o processo de inclusão e aprendizagem dos estudantes público da Educação Inclusiva, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar o conjunto de princípios e estratégias que fundamentam o ensino estruturado na perspectiva do Método TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children). Temos ciência de que a base para quaisquer intervenções pedagógicas devem considerar as singularidades do indivíduo. Assim, consideramos que as adaptações baseadas nesse modelo podem ser uma estratégia eficaz para a inclusão escolar e para a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). As dificuldades apresentadas pelos professores das salas comuns, bem como dos profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, podem ocorrer devido à falta de conhecimento a respeito da elaboração de estratégias e recursos mais acessíveis, como por exemplo, atividades estruturadas e ambientes com informações visuais. Ao decorrer da pesquisa, pode ser observado que o ensino estruturado favorece o aprendizado dos estudantes com TEA, visto que a elaboração de atividades com informações visuais propiciam a aquisição de conhecimento e autonomia durante a construção das habilidades escolares previstas. Portanto, essa pesquisa contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da inclusão efetiva das pessoas com TEA, possibilitando aprendizagens mais significativas e que se adequem às necessidades específicas desses indivíduos.

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